UM novo fenómeno surge nos transportes públicos de passageiros, perante o olhar impávido de quem devia pôr mão para travá-lo.
Trata-se de cobranças aos passageiros nos terminais de autocarros para garantir um assento e viajar cómodo. A esta cobrança junta-se o valor do bilhete. Ou seja, o passageiro paga duas vezes para viajar confortavelmente.
A venda dos assentos é feita pelos angariadores de passageiros, vulgos “modjeiros”, nos pontos de carregamento e desembarque.
Nestes locais, os angariadores, para além de disputarem entre si os assentos dos autocarros para posterior venda, aproveitam-se das enchentes, principalmente nas horas de ponta, para implementar esta nova forma ilícita de ganhar dinheiro.
Ao que nos foi afiançado, o esquema começa com os angariadores usando da sua habilidade de entrar nos autocarros em movimento para ocuparem alguns bancos. De seguida, já com o autocarro imobilizado na paragem, procuram por passageiros interessados em comprá-los a preços que variam de 10,00 a 25,00 meticais, dependendo da rota.
Fonte:Jornal Notícias