O Ministro das Obras Públicas, Habitação e Recursos Hídricos, Carlos Mesquita, anunciou hoje o projecto de construção de uma nova estrada alternativa à Estrada Nacional Número Um.
Falando no Parlamento, em resposta às perguntas dos deputados, Carlos Mesquita disse que o Governo vai construir uma estrada alternativa à N1, que passará por Macia-Chókwè-Mapai-Massangena-Mussorize-Chimoio-Inchope para responder à necessidade de acelerar o desenvolvimento das infra-estruturas do país.
“Para o efeito, teremos de construir uma ponte sobre o rio Save, em Massangena, onde já está em curso o processo de contratação do consultor que vai realizar estudos e desenho do projecto”, afirmou.
Para melhorar a transitabilidade, segundo Mesquita, desde o ano de 2020 até ao presente momento foram reabilitados 1.486 quilómetros de estradas nacionais e regionais; asfaltados 579 quilómetros de estradas nacionais e regionais e foram realizadas manutenções de rotina em 13 mil quilómetros de estradas.
Igualmente foram construídas 14 pontes e três reabilitadas.
“Continuamos a desenvolver esforços com vista a mobilizar recursos financeiros visando a construção de uma estrada ligando Zumbo ao Índico, através dos troços Zumbo-Bene, Madamba-Mutarara, Mutarara-Morrumbala-Zero e Zero-Mopeia- Luabo-Chinde”, disse.
Fonte:Jornal Notícias