O Primeiro-Ministro, Adriano Maleiane, reiterou hoje que o combate ao terrorismo na província de Cabo Delgado está a registar progressos assinaláveis em matéria de segurança e estabilidade.
Maleiane disse que Moçambique continua a apostar na capacitação, formação e modernização do equipamento para elevar, cada vez mais, as capacidades operativas das Forças de Defesa e Segurança na luta contra este fenómeno.
“Saudamos, de forma especial, as Forças de Defesa e Segurança pelo sacrifício e bravura na luta sem tréguas contra o terrorismo, que é um fenómeno complexo e global e renovamos os nossos agradecimentos pela assistência e apoio multifacetado que é concedido ao nosso país pelos vários parceiros de cooperação a nível da SADC, da África, da Europa, da Ásia e das Américas, o que reflecte o engajamento e o esforço da comunidade internacional em prevenir e combater, de forma concertada, o terrorismo a nível global”, disse.
O facto é consubstanciado, segundo o governante, pelo regresso gradual da população às zonas de origem, normal funcionamento das instituições públicas e privadas, bem como a retoma das actividades económicas e sociais.
Maleiane respondia às perguntas dos deputados na Assembleia da República.
A fonte esclareceu que, para garantir a assistência humanitária e a reconstrução sócio-económica, assim como o desenvolvimento a longo prazo das províncias de Nampula, Niassa e Cabo Delgado, o Governo está a implementar, com o apoio dos parceiros de cooperação bilaterais e multilaterais, o Plano de Reconstrução de Cabo Delgado (PRCD) e o Programa de Resiliência e Desenvolvimento Integrado do Norte de Moçambique (PERDIN).
De acordo com o Primeiro -Ministro, a implementação do PRCD e do PERDIN está a permitir a reconstrução e reposição das infra-estruturas governamentais e privadas que foram destruídas pelas acções terroristas, assim como conceder assistência e apoio às populações para a retoma das actividades económicas.
Fonte:Jornal Notícias