.webp
Ferroviário da Beira estreia-se, esta terça-feira, às 11h00, diante do JBC do Zimbabwe no Grupo B da Divisão Leste da Elite 16 de acesso à Liga Africana de Basquetebol (BAL). Os bicampeões nacionais encontram-se, desde domingo, no palco desta competição com fortes ambições de se qualificarem para a fase final da competição.
No Ellis Park, em Joanesburgo, África do Sul, o Ferroviário da Beira procura contrariar, uma vez mais, a falta de ritmo competitivo e marcar presença na maior prova de basquetebol de clubes do continente africano.
Com alguns jogos acumulados na fase de apuramento para a Liga Mozal, sem o grau de dificuldades que seria de esperar, o Ferroviário da Beira terá de encontrar a fórmula para o sucesso.
A estreia será, precisamente, esta terça-feira, às 11h00, diante do JBC do Zimbabwe, em duelo da jornada inaugural do Grupo B da Divisão Leste da Elite 16.
Depois, na quarta-feira, a equipa moçambicana irá travar argumentos, às 17h00, com o Cube Omnisports de La Police Nationale.
Já na quinta-feira, às 11h00, o Ferroviário da Beira trava argumentos com o City Oilers do Uganda.
Os bicampeões nacionais de basquetebol já mediram forças com City Oilers do Uganda e o Cube Omnisports de La Police Nationale (COSPN) do Madagáscar. Em Maio deste ano, o Ferroviário da Beira perdeu com o City Oilers do Uganda, por 96-75, em desafio inserido na quinta jornada da Conferência Nilo da Liga Africana de Basquetebol.
Em Novembro de 2022, lembre-se, os “locomotivas” do Chiveve derrotaram o Cube Omnisports de La Police Nationale (COSPN) do Madagáscar, por 84-53. O duelo contava para a segunda jornada do Grupo “B” da divisão Este de acesso à terceira edição do Basketball África League (BAL), que se disputou em Joanesburgo, África do Sul.
Para atacar esta prova, o conjunto de Luiz Lopes reforçou-se com o cabo-verdiano Michael Mendes, poste de 33 anos e 2,03 metros. Na sua folha de serviço, o cabo-verdiano conta com passagens pelo Galitos, CAB Madeira e Sapaense.
Outrossim, os bicampeões nacionais de basquetebol contam ainda com os préstimos dos norte-americanos Will Perry e Najeal Young, jogadores que conhecem muito bem os cantos da casa.
Lembre-se que, no Grupo A da Divisão Leste, estão o Cape Town Tigers ( África do Sul), Pazi Basketball (Tanzânia), Academia da NBA em África e o quarto integrante a ser convidado pela organização do certame.
Já no Grupo A de Divisão Oeste, encontram-se as formações do FAP (Camarões), Al Ahly Benghazi ( Líbia), BC Vitinha (RD Congo) e Stade Malien (Mali).
O Grupo B da Divisão Oeste é composto pelo SLAC (Guiné), Bangui SC (República Centro Africana), FUS Rabat ( Marrocos) e ABC (Costa do Marfim).
Fonte:O País