O BANCO Africano de Desenvolvimento (BAD) manifesta interesse em financiar, na ordem dos 162 milhões de dólares norte-americanos, em termos concessionais e não reembolsáveis para a participação da Electricidade de Moçambique (EDM) no projecto hidroeléctrico de Mphanda Nkuwa, em Tete.
A instituição financeira também compromete-se a disponibilizar outros 300 milhões de dólares de garantias e capital para o sector público, em termos competitivos, para o investimento na central hidroeléctrica.
O interesse surgiu durante a participação do Gabinete de Implementação do Projecto Hidroeléctrico de Mphanda Nkuwa (GMNK) no Fórum de Investimentos de África (AIF), realizado recentemente em Marrakesh, Marrocos.
O Fórum de Investimento em África é uma plataforma dedicada a promover oportunidades de investimento em todo o Continente Africano.
Reúne investidores, governos e empresas para promover e facilitar negócios e investimentos em vários sectores, como energia, infra-estruturas, agricultura e muito mais. É uma iniciativa crucial para impulsionar o crescimento económico e o desenvolvimento em África.
Fonte:Jornal Notícias