A organização da Feira do Livro de Maputo foi convidada a participar na terceira edição do Mercado de Indústrias Criativas do Brasil (MICBR), evento a ser realizado de 8 a 12 deste mês de Novembro, em Belém. O evento inclui rodadas de negócios, actividades de networking, showcases, mentorias, conferências, mesas de debate e actividades culturais.
Segundo o Ministério da Cultura do Brasil, o Mercado de Indústrias Criativas do Brasil pretende fomentar e impulsionar o crescimento dos sectores criativos, facilitar a circulação de bens e serviços culturais, estimular a internacionalização da produção cultural nacional e promover a profissionalização dos agentes culturais brasileiros.
O evento vai reunir criadores e empreendedores dos sectores culturais e criativos do Brasil, além de convidados de outros países, abrangendo 15 sectores em sua programação.
A programação inclui, também, rodadas de negócio, apresentações para venda de ideia, projecto ou negócio, apresentações artísticas curtas com fins comerciais e actividades de formação de redes de contactos. Também são realizadas actividades formativas como mentorias, oficinas, palestras magnas (key-notes), mesas redondas e painéis e apresentações artísticas.
A participação da Feira do Livro de Maputo é resultado do trabalho abnegado do certame literário na internacionalização da literatura moçambicana e na criação de um espaço fértil para a mobilidade editorial e diálogo permanente entre os escritores dos países falantes da língua portuguesa, para além de firmar a cooperação que desde a primeira edição da Feira se assumiu “eterna” entre o Conselho Municipal de Maputo e a Embaixada do Brasil em Moçambique, por meio do Instituto Guimarães Rosa.
De acordo com a Coordenadora-Adjunta da Feira do Livro de Maputo e Directora Municipal-Adjunta de Bibliotecas e Arquivos, Verónica Chequele, diversas acções foram realizadas para atender ao convite feito pelo Ministério da Cultura do Brasil. A Coordenadora-Adjunta da Feira do Livro de Maputo, enquanto representante do Conselho Municipal de Maputo e de Moçambique, tem diversos compromissos oficiais durante o evento, participar em reuniões, debates e palestras.
“A presença da Feira do Livro de Maputo no MICBR 2023 reforça a reconstrução das pontes literárias e do importante papel da língua e do livro na valorização, divulgação e internacionalização das letras, artes, culturas e toda rede criativa da comunidade dos países da CPLP. Para nós, o fortalecimento das parceiras oferecerá uma oportunidade de estabelecer um diálogo permanente entre os criadores e a indústrias envolvidas nesta missiva cultural “, afirmou Verónica Chequele.
“Esta é uma excelente oportunidade para elevar a cultura moçambicana para além fronteira, promover os nossos fazedores das artes e fomentar o desenvolvimento da economia criativa na cidade capital. Estes mercados têm a capacidade de potencializar a produção, dar visibilidade e fortalecer as indústrias culturais, gerar empregos de qualidade e promover a comercialização de produtos nacionais e serviços no mundo” apontou a Coordenadora-Adjunta da Feira do Livro de Maputo.
Fonte:O País