O Bispo emérito da Diocese dos Libombos deu, este domingo, uma palestra sobre a importância da verdade e começou com um conselho. “Se tu fores escravo da verdade, serás uma pessoa plenamente livre. Como gostaria de te ver livre, a todo o momento, na minha qualidade de promotor da verdade, convido-te a ser pessoa da verdade. Em palavras, acções e atitudes, desde a infância até além, quando entrares na plenitude da eternidade”.
Dom Dinis explica o que significa a falta da verdade. “A falta de verdade chama-se mentira, falsidade ou falsificação, fraude, engano e muitos outros termos”, explica Dom Dinis. Para o antigo presidente do Conselho Cristão de Moçambique estes termos devem ser evitados por todos: crianças, adolescentes, jovens e adultos. Dom Dinis alerta que a mentira pode vir de todos os lados, até mesmo de líderes religiosos.
“A mentira vem de diabo, ainda que venha vestida de roupas bonitas, roupas opulentas e, às vezes, até de roupa sagrada, até roupa como a minha, parecendo que fala coisas de Deus. Mas no fim só te leva à ruína.” Uma ruína para a qual, segundo Dom Dinis Sengulane, alguns líderes religiosos levam os crentes de suas confissões religiosas. “Há líderes religiosos, mas vários líderes que perderam o seu lugar de fazer as coisas sagradas de Deus ligando as pessoas a Deus e causando, assim, muitos a desmaiarem na sua fé, ou no mínimo enfraquecê-la, porque eles faltaram à verdade, quer porque abraçaram a mentira quer por seu silêncio cúmplice’’, explicou.
Para o religioso, preferir o silêncio em situações em que se devia dizer a verdade também significa mentira. “O silêncio pode ser mentira quando se oculta aquilo que é a verdade, porque calar é consentir. Tua mentira por afectar a muitos, porque tu és pessoa de influência causará sem falta muitos danos, não só em termos numéricos, porque muitas pessoas podem ficar afectadas, mas também em termos de profundidade do impacto. Até pode colocar em risco vidas humanas e pode afectar futuras gerações”.
Bispo emérito da Diocese dos Libombos foi mais além e alerta que a mentira pode fazer cair Estados. “Há governantes, incluindo Chefes de Estado, a nível mundial, que não só perderam a sua reputação como também o seu ofício, por faltarem à verdade e abraçarem a mentira. Há países que entraram numa crise embaraçosa, porque os cidadãos sucumbiram na mentira ou por não defenderem e promoverem a verdade, e o país cai. É por isso que se diz que a corrupção e a indiferença podem fazer cair os Estados.”
Dom Dinis terminou a palestra, proferida na Paróquia de São João Evangelista, no Belo Horizonte, distrito de Boane, com uma mensagem de encorajamento para todos que querem sair da mentira. “Porque Deus é fiel para preservar os seus podemos e devemos permanecer na verdade seja quais foram as pressões sobre nós. Muitos vão a mentira porque são pressionados por outros. Vamos continuar a perseverar na verdade porque nela temos a vitória”.
Fonte:O País