Os árbitros internacionais moçambicanos, Celso Alvação, Arsénio Marringule e Simões Guambe, integram o quarteto de arbitragem que vai apitar o jogo entre as selecções da Etiópia-Serra Leoa, pontuável às eliminatórias de acesso ao Campeonato do Mundo de Futebol de 2026. A arbitragem moçambicana continua em evidência no contexto do futebol africano. O trio composto por Celso Alvação, Arsénio Marringule e Simões Guambe volta a dar um salto na sua carreira.
Desta vez, o trio moçambicano, que nos últimos anos tem merecido confiança da Confederação Africana de Futebol (CAF) integram o quarteto de árbitros que vai ajuizar a partida entre a Etiópia-Serra Leoa.
A partida entre os dois conjuntos está inserida nas eliminatórias para o mundial 2026, cuja fase final vai ser consecutivamente nos Estados Unidos de América, México e Canadá.
Celso Alvação vai ser o ábitro principal da partida entre as duas selecções, tendo como primeiro assistente o também moçambicano Arsénio Marringule. Já Simões Guambe será o quarto árbitro, numa equipa que integra também o angolano Ivanildo Meirelles.
A partida vai ser disputada no El Abdi Stadium, em Marrocos, no dia 15 deste mês. Esta não é a primeira vez que os internacionais moçambicanos são indicados para apitarem jogos sob égide da CAF, tanto ao nível das selecções assim como de clubes.
ARSÉNIO MARRINGULE NO MUNDIAL DE CLUBES
O árbitro internacional moçambicano, Arsénio Maringule foi nomeado ainda, pela FIFA, para a restrita lista de arbitragem que vai dirigir a 20ª edição do Mundial de Clubes FIFA, que vai ter lugar de 12 a 22 de Dezembro na Arábia Saudita.
Maringule foi indicado juntamente com outros cinco árbitros principais, nove árbitros assistentes e oito árbitros de vídeo, representando todas as confederações de futebol em todo o mundo.
Do continente africano, o jovem árbitro moçambicano será acompanhado por Jean-Jacques Ndala, árbitro principal da Costa do Marfim, Elvis Noupue, árbitro assistente dos Camarões, e Zourak Adil, árbitro de vídeo de Marrocos.
Recorde-se que Maringule fará parte do quarteto de arbitragem que vai dirigir a partida entre as formações do Mamelodi Sundows vs Wydad AC, no próximo domingo, em jogo da segunda “mão” da final da Liga Africana de Futebol.
Arsénio Marringule é o árbitro com mais participações em competições internacionais, tendo atingido os píncaros da sua carreira com a ida ao Campeonato do Mundo, Qatar 2022.
Ao nível do continente africano, o jovem árbitro já desfilou a sua classe tanto nas competições ao nível de selecções bem como de clubes.
Fonte:O País