“Nyusi quer tentar terceiro mandato às custas da Renamo”, diz Ossufo Momade

0
101

O presidente da Renamo disse hoje, em Maputo, que o partido vai continuar a marchar em todas as autarquias que reclama vitória nas eleições autárquicas. Ossufo Momade acusa o Presidente da República de tentar empurrar a “perdiz” para a guerra e, por via disso, conseguir um terceiro mandato.

O presidente da Renamo chamou a imprensa, este domingo, para falar da onda de contestação de resultados eleitorais um pouco por todo o país.

Ossufo Momade começou por denunciar mortes e feridos que resultaram das manifestações da última sexta-feira, nas cidades de Nampula, Nacala-Porto, Quelimane e Maputo.

“A violência brutal perpetrada pela Polícia resultou na morte de cidadãos, incluindo crianças, e ferimentos graves de outros cidadãos. É inexplicável que, nesta senda de autêntico terrorismo do Estado contra o cidadão, estejam envolvidos cidadãos vestidos a civil, empunhando e disparando armas como se se tratasse de mercenários”, denunciou Ossufo Momade, presidente da Renamo.

Mesmo diante de todo este cenário, o líder da Renamo disse que as marchas em reivindicação da vitória vão continuar.

“Nós vamos continuar com as nossas marchas até que tenhamos os resultados que espelham a vontade popular. O povo moçambicano é que depositou um voto de confiança ao partido Renamo. Nós vamos continuar a marchar. Nós não temos de morrer e nós liquidar esta ditadura porque eu não tenho medo nem receio. Não é um ditador que vai fazer calar a vontade popular”, sublinhou Ossufo Momade.

E o culpado de toda esta situação, segundo Ossufo Momade, é o Presidente da República.

“O único responsável por tudo quanto está a acontecer é o cidadão Filipe Jacinto Nyusi, que está escondido lá a ser guarnecido como se fosse algo que eu não sei dizer. Foi ele que provocou esta situação. Ele e os seus comparsas. O próprio Nyusi apareceu no dia 11 de Outubro, depois de ter votado, a dizer que o jogo político é como um jogo desportivo. Quem perde tem de assumir, mas porque ele não quer assumir? Ele usa as Forças de Defesa e Segurança para matar, para obrigar o povo a aceitar aquilo que ele quer, nós não vamos atrás”, apontou o presidente da Renamo.

Para Momade, o Chefe do Estado tem interesses por trás de toda esta situação. “Se Nyusi quer repetir o seu mandato, não será através da Renamo. Não pode usar a Renamo como suporte para obrigar-nos (a Renamo) a ir à guerra. Eu não vou à guerra e a Renamo também não vai à guerra. Vamos ganhar a causa a partir daqui, dentro das nossas cidades, porque o povo quer a Renamo a governar as cidades que a própria população votou. A Renamo vai continuar a lutar até às últimas consequências. Não vamos recuar, porque a Frelimo já nos habituou desde 1994 a roubar e nunca acontecer nada”, sublinhou Ossufo Momade.

O partido da perdiz acusa ainda Frelimo de reactivar esquadrões da morte e fala do desaparecimento misterioso de cidadãos nas cidades de Nampula e Maputo.

Fonte:O País

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu nome aqui
Por favor digite seu comentário!