O Ministro indiano do Petróleo e Gás Natural, Habitação e Assuntos Urbanos diz que o seu país tem planos de novos e mais investimentos para o gás natural do Rovuma na província de Cabo Delgado. O governante disse esperar alargamento, reforço e aprofundamento das relações entre os dois países.
É a primeira visita do governante indiano ao país, que acontece num contexto em que em várias empresas indianas detêm 30% na área 1 dos campos de gás do Rovuma em Cabo Delgado, que está a ser explorada pela TotalEnergies com 26,5%.
Neste momento, procura-se retomar actividades, que estão suspensas desde os ataques terroristas de 2021. E esta visita tem relevância na medida em que pretende discutir com as autoridades moçambicanas o ponto de situação de reinício das actividades de prospecção e exploração do gás natural e novos investimentos.
“Há muitos investimentos que projectámos e que temos aqui, mas também ponderamos explorar novas ideias, por isso temos agendados encontros com os vossos líderes, como Sua Excelência Presidente da República e diferentes ministros, e os meus colegas também estarão à procura de novas oportunidades para estreitar as nossas relações”, disse o ministro indiano do Petróleo e Gás Natural, Habitação e Assuntos Urbanos.
O governante chegou a meio da tarde deste sábado à Cidade de Maputo para conversações com as autoridades mocambicanas. Poderá viajar até Palma para, de perto, inteirar-se dos trabalhos em curso.
Fonte:O País