Os vogais do MDM e da Renamo, dos distritos KaMavota e KaMubukwana, na Cidade de Maputo, queixam que os editais e as actas originais com os dados eleitorais desapareceram e que o apuramento está a ser feito com cópias cujos dados são diferentes dos documentos originais.
Circulam vídeos que mostram boletins e actas com os dados do apuramento parcial, aparentemente, desaparecidos do distrito KaMubukwana na Cidade de Maputo, encontrados esta sexta-feira. No entanto, este sábado, vogais da Renamo e do MDM em KaMubukwana e KaMavota chamaram o Jornal O País para denunciar a situação.
“Estamos a ficar admirados. Como aparecem cópias de editais se nós temos as originais e estes editais em cópias aparecem na maioria a favorecerem um partido e pessoa”, disse o Macário Jemusse, vice-presidente do STAE em KaMavota.
Os vogais dizem ainda que chegaram a interromper os trabalhos porque desapareceram 105 editais. “Deu-se uma pausa de 30 minutos que, na verdade, chegou a três horas de tempo, e diz-se que estavam a procura se de alguma forma teriam caído no gabinete do senhor director. Misteriosamente apareceram quarenta e pouco da sala do director e hoje estamos ainda com esse défice”.
Ninguém sabe para onde foram levados os editais originais e quem os levou, o certo é que os dados das cópias e das originais são completamente diferentes.
Recorde-se que esta sexta-feira, a mesma reclamação veio dos vogais da oposição no distrito ChaManculo, por sinal os três com maior número de eleitores na Cidade de Maputo.
Fonte:O País