Alberto Zuze, em Beijing
O PRESIDENTE chinês, Xi Jinping, anunciou ontem passos importantes que a China dará para estimular a cooperação, no âmbito do 3.º Fórum Iniciativa Faixa e Rota. “Queremos construir uma rede multidimensional de conectividade, incluindo o estabelecimento de novos corredores logísticos e rotas de transporte internacional”, disse ontem no seu discurso de encerramento do evento, que reuniu representantes de mais de 90 países em Beijing.
O líder chinês falou também da necessidade de se reforçar intercâmbios entre pessoas através de iniciativas culturais e programas de bolsas de estudo. Durante a abertura do fórum, o Presidente da Rússia, Vladimir Putin, disse que, à semelhança de Beijing, Moscovo também advoga o livre fluxo de bens e serviços como uma das medidas importantes para promover a cooperação internacional.
Por seu turno, o Secretário-Geral das Nações Unidas (ONU), António Guterres, afirmou que “a Iniciativa Faixa e Rota demonstra que temos uma oportunidade histórica de construir mais do que cidades, comunidades e sistemas de transporte e energia verdes, com ela podemos fazer muito mais”.
Fonte:Jornal Notícias