Alberto Zuze, Beijing
MOÇAMBIQUE poderá beneficiar de parte dos 97,2 mil milhões de dólares norte-americanos anunciados quarta-feira, em Beijing, pelo ministro dos Negócios Estrangeiros da China, Wang Yi, no fim do 3.º Fórum da Iniciativa Faixa e Rota.
O país será contemplado por este montante, destinado à construção de infra-estruturas de desenvolvimento, por fazer parte dos parceiros da iniciativa lançada em 2013 pelo Presidente chinês, Xi Jinping.
O chefe da diplomacia chinesa declarou, numa conferência de imprensa, que o fórum foi um sucesso total, uma vez que todas as questões da agenda foram abordadas.
Segundo Wang, a China está empenhada em construir uma economia global aberta e em desenvolver uma economia digital com um ambiente não discriminatório.
Durante o 3.º Fórum da Iniciativa Faixa e Rota, Xi Jinping comprometeu-se em abrir ainda mais o “comércio transfronteiriço e o investimento nos serviços e expandir o acesso ao mercado de produtos digitais” e reformar as empresas estatais e grupos que actuam na economia digital, os direitos de propriedade intelectual e os contratos públicos.
Fonte:Jornal Notícias