A governadora da província de Gaza, Stella Zeca, disse, recentemente, no distrito de Bilene, aos membros da Confederação das Associações Económicas de Moçambique (CTA) que a agricultura deve constituir uma preocupação do sector privado.
Segundo a governante, o país assiste à subida do custo de vida através do agravamento de preço dos produtos básicos e a plataforma para a estabilização dos preços assenta no aumento da produção e produtividade agrária.
Stella Zeca, que falava no encerramento do retiro da CTA, chamou atenção ao sector privado que a plataforma constitui uma estratégia adoptada pelo Governo com vista a tornar o país auto-suficiente na produção de comida.
Daí que deve constituir preocupação do sector privado encontrar a fórmula que capitaliza as potencialidades agrícolas existentes no país e na província de Gaza, em particular.
“Sabemos que os desafios são enormes para a criação de oportunidades e melhoramento do ambiente de negócios e o governo está empenhado na erradicação de actos de corrupção e comportamento não favoráveis para o crescimento da economia”, frisou.
A fonte acrescentou que o governo reconhece o contributo do sector privado na melhoria das condições de vida das populações através da criação de empregos e na dinamização da economia.
″Os conselhos empresariais provinciais constituem para nós uma plataforma de diálogo entre o governo e o sector privado, reconheceu.
A governante disse ainda que a sua província possui enormes potencialidades, sobretudo nas principais áreas eleitas pelo governo para alavancar a economia, sendo sua expectativa ver inscritas no plano estratégico da CTA como prioridade a ter em conta.
De salientar que a produção global desta província no ano passado foi de 33.680,85 milhões de meticais, uma realização de 67,70 por cento, sendo agricultura, pescas, aquacultura, transportes, armazenagem e comércio os maiores contribuintes.
Fonte:http://www.jornalnoticias.co.mz/index.php/economia/70459-agricultura-deve-constituir-preocupacao-do-sector-privado.html