O projecto de expansão de energia eléctrica da rede nacional, no Posto Administrativo de Vunduzi, foi hoje inaugurado pelo Presidente da República, Filipe Nyusi, no quadro da visita de três dias, que realiza à província de Sofala.
Trata-se de uma iniciativa avaliada em cerca de quarenta milhões de meticais, disponibilizados pelo Governo moçambicano, cujas obras foram executadas por um empreiteiro português durante quatro meses.
O sistema eléctrico compreende 45 quilómetros de extensão ligado à vila sede do distrito de Gorongosa, onde foram montados oito postos de transformação que permitem o fornecimento da corrente eléctrica a outros cinco povoados, nomeadamente, Mucoza, Nyazuranda, Nyamadjiua, Nhadombe e Satungira.
Segundo o administrador do distrito de Gorongosa, Manuel Jamaca, a energia eléctrica já está a beneficiar cerca de mil e quinhentas famílias, em Vunduzi.
Entretanto, no âmbito da sua visita a Sofala, esta tarde o Chefe de Estado dirige uma reunião com o Conselho Consultivo, depois de ter orientado na manhã de hoje, um comício popular, onde falou da Paz e necessidade de desenvolvimento.
Filipe Nyusi agradeceu o esforço empreendido pela população no sentido de aumentar a produção agrícola, e apelou a todos os cidadãos para continuar a acarinhar a paz, e que esta deve ser construída pelos moçambicanos.
o Presidente da República vai se deslocar, ainda, aos distritos de Muanza, Chibabava e Búzi, onde tem agendados encontros com os governos locais, visitas a empreendimentos de interesse sócio-económico e interacção com a população. (Notícias/RM/TVM)
Fonte:http://www.jornalnoticias.co.mz/index.php/sociedade/70314-vunduzi-ja-tem-energia.html