OS governos de Moçambique e de Vietname rubricaram hoje, em Hanói, dois acordos de cooperação que cobrem as áreas de protecção e conservação de espécies selvagens, e aviação civil.
Momentos depois de testemunhar a oficialização dos acordos, havido no palácio do governo vietnamita, o Primeiro-Ministro moçambicano, Carlos Agostinho do Rosário, reconheceu a importância dos instrumentos na dinamização da cooperação entre os dois países e povos.
“Testemunhamos a assinatura de acordos importantes em duas áreas, nomeadamente a de serviços aéreos que tornará os dois países mais próximos um do outro. Quero também felicitar o acordo de protecção da natureza pois a fauna bravia, quer em Moçambique quer no Vietname, deve beneficiar as gerações de hoje e do amanhã”, afirmou Carlos do Rosário, na declaração à imprensa feita juntamente com o homólogo vietnamita, Nguyen Xuan Phuc.
A AIM soube que o acordo sobre a conservação visa essencialmente promover a cooperação mútua na gestão, conservação e protecção da flora e fauna bravia, com realce para o controlo da caça furtiva e tráfico de produtos da fauna e flora; cumprimento da convenção sobre o comércio internacional de espécies de fauna e flora selvagens ameaçadas de extinção (CITES).
Mais detalhes nas próximas horas
Fonte:http://www.jornalnoticias.co.mz/index.php/politica/70000-mocambique-e-vietname-firmam-acordos.html