MAPUTO- Segundo noticia a Rádio Moçambique, Nazira Abdula participa no encontro a convite do Governo Britânico, em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a População e a Fundação Bill e Melinda Gates.
Em Londres, a Ministra da Saúde irá participar num painel, onde serão discutidas e partilhadas experiências em intervenções inclusivas para expandir o acesso ao Planeamento Familiar à pessoas com necessidades especiais. Neste painel, Moçambique irá apresentar sua experiência neste domínio.
Serão ainda abordados os progressos feitos no alcance de adolescentes e jovens através de programas efectivos de Planeamento Familiar realizados desde a Cimeira de Londres de 2012, e a importância do engajamento dos jovens, políticos e outros actores da Sociedade com vista a uma maior oferta e acesso aos Métodos de Planeamento Familiar.
Na terça-feira, Nazira Abdula será oradora num painel subordinado ao tema sobre “Adolescentes”, cujo objectivo é quebrar o silêncio ao redor da Saúde Sexual e Reprodutiva do Adolescente, desfiando os tabus e liderando intervenções que levem ao aumento do acesso e oferta de Serviços de Saúde Sexual e Reprodutiva aos Adolescentes.
O painel será uma combinação de mensagens emocionais, baseadas em histórias e experiências pessoais, diferentes estilos de vida derivadas de acesso ou não aos Serviços de Saúde Sexual e Reprodutiva, e racionais partilhando dados demonstrando o impacto da melhoria do acesso a estes serviços na sobrevivência e no empoderamento da rapariga, e a sua contribuição no alcance do Dividendo Demográfico.
Vai procurar, ainda, mostrar ao Mundo que é possível alcançar mudanças com base em intervenções baseadas em evidência e assegurar que os potenciais benificiários, neste caso, adolescentes e jovens, sejam ouvidos e envolvidos na tomada de decisão sobre a sua própria Saúde Sexual e Reprodutiva.
Com a participação neste evento, Moçambique tem uma oportunidade ímpar de partilhar os esforços do Governo na melhoria do acesso aos direitos sexuais e reprodutivos, do acesso e oferta de serviços de saúde sexual e reprodutiva para os adolescentes e jovens, e com isto mobilizar mais recursos para implementar intervenções com impacto na melhoria da saúde de adolescentes e jovens. [FM]
Fonte: Rádio Moçambique
http://www.folhademaputo.co.mz//pt/noticias/nacional/ministra-da-saude-na-cimeira-sobre-planeamento-familiar-em-londres/