A província de Tete destaca-se na produção de culturas alimentares de teor nutritivo, sobretudo cereais, mas não está a conseguir afastar o pesadelo da desnutrição no seio da sua população.
O Presidente da República, de visita àquela província do centro do país, identificou esta fraqueza e alertou a população no sentido de melhorar a dieta nas famílias, lembrando que essa é condição para um crescimento saudável das criançcas.
“Vocês produzem muito e bem, por isso não podem ser campões da desnutrição, cólera, malária e doenças que podem ser prevenidas com relativa facilidade”, disse o Chefe do Estado.
Na sessão extraordinária do Governo provincial que orientou ontem no quadro desta visita, Filipe Nyusi ficou a saber que a produção global nos últimos doze meses cresceu em apenas 4,7 por cento, contra uma projecção que apontava para uma taxa na ordem de 12,1 por cento.
O governador provincial, Paulo Auade, que apresentou o relatório de desempenho, explicou ao Chefe do Estado que a quebra nos índices de produção é reflexo dos factores adversos que afectaram negativamente o desempenho económico da província.
Fonte:http://www.jornalnoticias.co.mz/index.php/politica/69059-pr-termina-visita-a-tete-nao-deixem-a-desnutricao-vencer.html