“Tricolores” defrontam Ferroviário de Maputo esta quarta-feira
Com uma excelente exibição da extremo Tânia Chiúle, jogadora que arrancou 29 pontos, o Maxaquene venceu, ontem, a A Politécnica (59-48) e assegurou a presença nas meias-finais do Campeonato Nacional de Basquetebol sénior feminino, etapa na qual terá pela frente o Ferroviário de Maputo, campeão nacional.
Tânia Chiúle penetrou quer pelo corredor central quer pela linha de fundo, fez o tiro curto e exterior e…colocou em sentido a A Politécnica. De resto, as “universitárias” falharam o objectivo de melhorar o quarto lugar alcançado ano passado no Campeonato Nacional de Basquetebol sénior. Mais: voltam a estar fora do pódio nas provas internas depois de, na Engen Maputo Basket, terem sido relegadas para o quarto lugar pelo Ferroviário de Maputo “B”.
Ontem, na quadra do pavilhão do Desportivo, a A Politécnica não teve esclarecimento ofensivo, não teve a capacidade de girar a bola e fazer ataques eficazes. Ao nível defensivo, conseguiu, em algum momento, forçar o Maxaquene a cometer alguns erros, sobretudo, quando optou por uma defesa a toda a largura do campo e pressão sobre a base Benezita Muchave.
Com jogadoras com enorme potencial, muitas delas com passagem pelas selecções de formação sub-16 e sub-18, a A Politécnica esteve aquém das expectativas na competição. No outro jogo realizado ontem, o Costa do Sol derrotou o Ferroviário da Beira por 72-42, terminando a fase regular em primeiro lugar. Estas equipas voltam a defrontar-se, amanhã, nas meias-finais desta competição.
http://opais.sapo.mz//index.php/desporto/74-desporto/45469-maxaquene-assegura-ultima-vaga-nas-meias-finais-do-nacional-de-basquetebol-feminino.html