MAPUTO- Falando à jornalistas no distrito de Doa, província de Tete, Mtumuke disse que as duas últimas posições das Forças Armadas de Defesa de Moçambique (FADM), que se encontravam nas regiões de Lourenzo e Nharirose, arredores da Serra de Gorongosa, foram retiradas no passado 26 de Junho.
“Nós preparámos a retirada a partir do dia 23 e aguardámos o anúncio do Comandante em Chefe (Presidente da República) na Praça dos Heróis, para a retirada das oito posições e assim, no dia 26, nós retirámos essas últimas posições”, garantiu o ministro da defesa.
Mtumuke também manifestou a sua preocupação com as alegações da Renamo que acusa as FDS de desrespeitar as ordens do Comandante em Chefe. Por isso, propõe a criação de uma equipa conjunta, constituída por oficiais de ambas as partes e jornalistas, para confirmar no terreno a retirada das FDS.
As declarações do ministro surgem em resposta as acusações de Dhlakama, proferidas quinta-feira, afirmando que não havia sido retirada nenhuma posição das FDS da serra de Gorongosa. [FM]
http://www.folhademaputo.co.mz//pt/noticias/nacional/mtumuke-confirma-retirada-das-fds-de-gorongosa/