A MINE Workers, uma instituição sul-africana de previdência social para assistência aos mineiros que trabalham na vizinha África do Sul, abriu hoje oficialmente em Xai -Xai, capital provincial de Gaza os seus escritórios.
A abertura da instituição foi feita pela ministra do Trabalho, Emprego e Segurança Social, Vitória Diogo, constitui um marco histórico para aquela instituição, por se tratar da primeira representação do género, fora das fronteiras da terra do “rand”.
Falando na ocasião, a governante, disse que Xai -Xai, hoje podia gabar-se por constituir a capital do trabalho mineiro, e poder responder doravante não só das viúvas de mineiros e seus dependentes, como das vizinhas províncias de Inhambane e Maputo.
Trata-se ainda de acordo com a nossa fonte, de um feito, que é o culminar das inúmeras diligências feitas pelo Governo moçambicano junto de entidades sul-africanas, para se minorar o sofrimento de milhares de viúvas e seus dependentes que antes eram obrigados a se deslocar a África do Sul, para se beneficiar de seus direitos.
Na ocasião, a ministra recordou que do ano passado a esta parte mais de 200 milhões de Meticais referentes às pensões dos mineiros moçambicanos da região sul do país, foram movimentados a favor daqueles, sendo metade do valor pertencente a concidadãos de Gaza.
Fonte:http://www.jornalnoticias.co.mz/index.php/sociedade/69054-mineiros-ja-podem-receber-pensoes-em-xai-xai.html