Roteiro destinado a nortear a implementação da Declaração de Adis Abeba sobre Vacinação foi lançado, ontem, no Ruanda
O roteiro destinado a nortear a implementação da Declaração de Adis Abeba sobre Vacinação (ADI) foi lançado, ontem, em Kigali, capital do Ruanda. O documento providencia aos Estados-membros três estratégias que visam acelerar o progresso no acesso universal à vacinação em África. As estratégias incluem a necessidade de empenho político e financiamento, reforço das capacidades técnicas e eliminação de barreiras no acesso à vacinação, bem como acompanhamento dos progressos já realizados.
A directora regional da Organização Mundial da Saúde (OMS), Matshidiso Moeti, citada pela AIM, considera que o roteiro da Declaração de Adis Abeba sobre Vacinação ajudará a realizar progressos, de forma a assegurar o acesso universal à vacinação para todas as crianças em África. “As vacinas são uma das mais eficientes ferramentas de saúde pública de que dispomos hoje. Quando as crianças beneficiam de um começo de vida saudável, as comunidades podem prosperar e as economias crescer”, disse Moeti.
A percentagem de crianças que recebem a terceira dose da vacina contra difteria, tétano e tosse convulsa (DTP3), passou de cerca de 57 por cento, em 2000, para 77 por cento, em 2015. Mesmo assim, uma em cada cinco crianças continua a não ter acesso a todas as vacinas disponíveis, deixando-as numa situação vulnerável em relação a doenças evitáveis pela vacinação.
Fonte:http://opais.sapo.mz/index.php/sociedade.html