Depois da divulgação da informação contida no relatório da Kroll, sobre as polémicas dívidas, várias entidades pronunciaram-se a respeito. Uma delas é a Embaixada dos Estados Unidos de América, em Maputo. A seguir, transcrevemos na íntegra o teor do comunicado de imprensa hoje enviado à nossa Redacção.
“Os Estados Unidos desejam congratular a Procuradora-Geral da República de Moçambique pela divulgação pública do sumário executivo da auditoria independente realizada pela conceituada empresa de consultoria internacional, Kroll. A divulgação do sumário executivo marca um passo importante para uma resolução transparente relativamente à emissão de mais de dois mil milhões de dólares em empréstimos à EMATUM, Proindicus, e Mozambique Asset Management.
Como maior doador bilateral de Moçambique, os Estados Unidos têm um interesse na gestão apropriada e transparente de fundos por parte do Governo de Moçambique. A requisição de uma auditoria constituiu um passo importante no sentido da restauração da confiança dos investidores e doadores, e a divulgação pública do sumário executivo demonstra a vontade de resolver esta questão de forma responsável e transparente.
Há mais por fazer. Os Estados Unidos aguardam que o Governo de Moçambique tome acções concretas em resultado das recomendações chave e resultados da auditoria. Os Estados Unidos estão empenhados em trabalhar em proximidade com o Governo de Moçambique na melhoria da transparência e responsabilização nas suas operações financeiras”, diz o comunicado.
Fonte: O Pais -Politica