TÓXICO-DEPENDÊNCIA: Mais clínicas passam a tratar com metadona

0
62

MOÇAMBIQUE vai expandir no próximo ano, de uma para cinco, o número de clínicas para a toma da metadona (Terapia de Substituição de Opiáceos-TSO), fármaco utilizado para o tratamento do vício em heroína para o resgate de tóxico-dependentes.

O plano está a ser desencadeado pela Fundação para o Desenvolvimento da Comunidade (FDC), em coordenação com o Ministério da Saúde (MISAU), mercê de uma subvenção do Fundo Global para o Combate ao HIV.

Para o efeito, decorre a contratação de empreiteiros para a construção de quatro módulos pré-fabricados para o funcionamento das Clínicas de Metadona (APTO)  na cidade e províncias de Maputo, Sofala e Nampula.

Falando ao “Notícias”, o  oficial de Redução de Danos na FDC, Belarmino Langa, disse que  as APTO serão implantadas no Hospital Geral de Mavalane, na capital do país, Hospital Provincial da Matola, na cidade da Matola, unidade sanitária da Ponta-Gêa, Sofala, e no Centro de Saúde 25 de Setembro, em Nampula.

A implantação destas unidades tem em conta a sua proximidade com os centros comunitários e consumidores de estupefacientes.

Leia mais…

Fonte:Jornal Notícias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu nome aqui
Por favor digite seu comentário!