Registados três mil casos de conjuntivite

0
48

O HOSPITAL Central da Beira (HCB) registou, até agora, um cumulativo de três mil casos de conjuntivite hemorrágica, desde que foi detectado o primeiro caso a 28 de Fevereiro do presente ano. Deste número, 10 por cento corresponde aos profissionais de saúde do HCB.

O HCB reportou ainda três internamentos relacionados com a conjuntivite hemorrágica, sendo um por perfuração da córnea, que já teve alta, porém poderá precisar de uma cirurgia a posterior. O segundo teve úlcera da córnea e encontra-se completamente curado, enquanto que o terceiro foi mesmo por inflamação intensa.

Segundo a directora clínica do HCB, muitas das complicações são causadas pelos próprios pacientes, que optam por medicações tradicionais. “Provavelmente algumas complicações estão aliadas a vários mitos e ao uso de substâncias que não estão cientificamente aprovadas, como é o caso de lavar os olhos com urina, colocar aloe vera, água de coco, água da praia, entre outras, que acabam lesando os olhos”, alertou.

Face à infecção de mais de 200 profissionais desta unidade sanitária, Ana Tambo disse que isso está a criar embaraços e complicações nas escalas de trabalho e para o atendimento aos utentes, visto que os profissionais estão sujeitos a ficar em casa, no processo de recuperação, reduzindo significativamente o efectivo. “Todos os colegas que estavam na oftalmologia, no atendimento desta doença, apanharam conjuntivite e tivemos que refazer as nossas escalas. Em todos outros sectores do hospital, temos técnicos na mesma situação”, disse Tambo.

Leia mais…

Fonte:Jornal Notícias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu nome aqui
Por favor digite seu comentário!