Novo sistema solar multiuso de abastecimento de água inaugurado na comunidade de Chicuecuete

0
28
[imgep]

Mossurize, Manica – “Antes do sistema percorria mais de 5 quilómetros a busca de água nos charcos e não tinha tempo para ir a machamba e para cuidar dos meus 9 filhos”, contou Tafadua Mupissa, de 42 anos de idade, mãe de 9 filhos, residente na comunidade de Chicuecuete, no distrito de Mossurize, na província de Manica.

Cerca de 4,000 pessoas da comunidade de Chicuecuete beneficiam de um sistema solar multiuso de abastecimento de água inaugurado pela Governadora da província de Manica.

Tafadua fazia 3 viagens para ter 60 litros de água que não era suficiente para as necessidades da sua família. Com o novo sistema, Tafadua terá acesso a água mais perto, podendo colectar 100 litros de água por dia, dando-lhe mais tempo para cuidar da sua machamba,  e as suas crianças podem agora tomar banho duas vezes ao dia. “Estou feliz porque com a água do sistema já tenho tempo para ir a machamba e a minha produção agrícola aumentou bastante,” disse Tafadua.

 

O novo sistema de abastecimento de água na comunidade de Chicuecuete é composto por 3 fontenários, 1 furo de abastecimento de água com caudal de 4.6 m3/h, 1 lavatório comunitário com 4 seias para que as mulheres e raparigas possam lavar e secar suas roupas, 1 torre de 8m e 10mᵌ, e um bebedouro com capacidade de de abastecer 350 cabeças de gado.

A passagem do ciclone Idai em 2019 afectou a província de Manica, com maior intensidade nos distritos de Sussundenga e Mossurize, tendo afectado os serviços de água e saneamento nas comunidades, trazendo um impacto negativo na saúde das crianças e famílias vulneráveis. Por isso, o Fundo das Nações Unidas para Infância (UNICEF), com o apoio financeiro da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID), apoiou na recuperação e resiliência das famílias afectadas pelo ciclone Idai.

Durante a cerimónia de inauguração do sistema, no dia 22 de maio de 2024, liderada pela Governadora da Província de Manica, a equipa do UNICEF também providenciou 50 baldes (10 sem torneira e 40 com torneira) e sabão às famílias com crianças e pessoas com deficiência, os comité de gestão do sistema, a unidade sanitária, e a escola EPC Macuo, como forma de promover a boa conservação da água e a prática da lavagem correcta das mãos. Antes do evento, também foram realizadas palestras aos participantes sobre prevenção e a boa prática de lavagem correcta das mãos como forma de prevenir doenças de origem hídrica, como a diarreia e a cólera.

A Governadora da província de Manica reiterou a necessidade da comunidade fazer a boa gestão do sistema e serem vigilantes para evitar o roubo, em particular,  dos painéis solares.

Segundo o Senhor Custódio Lourenço, Director dos Serviços distritais de Planeamento e Infra-estruturas do distrito de Mossurize, com o programa de recuperação pós-Idai, que conta com o apoio do UNICEF e USAID, foram construidos 3 sistemas de abastecimento de água e 30 furos de água, tendo contribuido para o aumento da cobertura de abastecimento de água no distrito de 32.5 por cento para 42 por cento. O distrito também venceu a componente do saneamento ao ser declarado Livre de Fecalismo a Céu Aberto (LIFECA) este ano, também com apoio do UNICEF, mas subsistem desafios na componente de abastecimento de água.

Fonte: UNICEF

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu nome aqui
Por favor digite seu comentário!