Falsos dadores preocupam

0
50

NEM tudo são rosas no Hospital Central da Beira (HCB). Sabe-se que há indivíduos mal-intencionados, que se fazem passar por dadores de sangue e que se posicionam nos arredores da unidade sanitária aliciando doentes que necessitam de transfusão em troca de valores monetários.

A directora clínica Ana Tambo confirmou que os referidos falsos repositores de sangue cobram até mil meticais por cada unidade. Trata-se, segundo a médica, de um novo fenómeno que preocupa sobremaneira aquela instituição do Serviço Nacional de Saúde. Reporta-se inclusive gente que, por via de esquemas, consegue ter vários cartões de dadores.

“Eles nem obedecem o tempo de reposição de sangue, que deve ser de três em três meses. Acabam doando até seis vezes por ano, o que não é normal. Recentemente, tivemos um incidente em que indivíduo doou em menos de três meses e caiu por baixa hemoglobina. Descobrimos que tinha quatro cartões e teve que ser submetido à reposição imediata de sangue”, lamentou.

Ana Tambo avançou que exemplos deste tipo de atitude são vários naquele hospital, ressalvando que os gestores não têm controlo efectivo sobre os dadores, situação que gera de per si, um grande perigo para os próprios “falsos” doadores.

Leia mais…

Fonte:Jornal Notícias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu nome aqui
Por favor digite seu comentário!