Cabo Delgado: Primeira ronda de vacinação #ZeroDose

0
63
[imgep]

Cabo Delgado, Moçambique – Logo após o nascimento, a criança é administrada a vacina BCG e a vacina contra Pólio para ajudar a prevenir de doenças graves. Mas este não foi o caso da recém-nascida Zarina Ramadane, de apenas 3 semanas de vida.

Minga Amade, a mãe da Zarina, conta que fez o parto em casa e que depois não foi a uma unidade sanitária e a pequena Zarina não teve as suas primeiras vacinas. Graças aos activistas comunitários que passaram na sua comunidade informando sobre o início da primeira ronda de vacinação #ZeroDose para crianças menores de 5 anos, que perderam alguma (ou todas) vacinas, Minga decidiu levar a Zarina para apanhar as vacinas necessárias.

“O activista passou pela minha casa e falou sobre a importância de levar as crianças que ainda não apanharam vacinas para apanhar, e eu trouxe a Zarina agora para vacinar e deram-lhe 2 vacinas,” contou Minga Amade.

O Ministério da Saúde, com apoio da Gavi, do UNICEF e seus parceiros, desenvolve acções para implementação do Plano de Recuperação e Fortalecimento da Imunização de Rotina com vista a melhoria dos indicadores da vacinação de rotina nas províncias de Niasssa, Cabo Delgado, Nampula, Zambézia, Tete, Manica, Sofala.

“Agora já sei que mesmo que a criança nasça em casa, é preciso levar ao hospital para tomar as vacinas, vou controlar no cartão de vacinação da Zarina e vou trazer-lhe todos os meses para não perder mais outras vacinas,” disse a mãe da bebé Zarina.

Fonte: UNICEF

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu nome aqui
Por favor digite seu comentário!