Cabo Delgado: Como o pequeno Abel recuperou as vacinas em falta

0
52
[imgep]

Cabo Delgado, Moçambique – O pequeno Abel Ossumane, de 11 meses de idade, mora com os seus pais a 60 quilómetros do centro de saúde de Metoro, no distrito de Ancuabe, na província de Cabo Delgado. Esta distância criou dificuldades para que o Abel apanhasse certas vacinas no tempo certo pois a sua família não conseguia dinheiro para o transporte até ao centro de saúde.

Graças a primeira ronda de vacinação #ZeroDose para crianças menores de 5 anos, que perderam alguma (ou todas) vacinas, que decorreu em 12 distritos de Cabo Delgado, o pequeno Abel recebeu as vacinas que tinha em falta ficando assim com o seu cartão de vacinação actualizado. O Abel recebeu a segunda dose da vacina contra a pólio, a primeira dose da vacina contra tétano, a vacina contra hepatite, a segunda e quarta dose da vacina contra pneumonia, e outras vacinas em falta.

Ministério da Saúde, com apoio da Gavi, do UNICEF e seus parceiros, desenvolve acções para implementação do Plano de Recuperação e Fortalecimento da Imunização de Rotina com vista a melhoria dos indicadores da vacinação de rotina nas províncias de Niasssa, Cabo Delgado, Nampula, Zambézia, Tete, Manica, Sofala.

“A minha irmã me pediu-me para trazer o meu sobrinho hoje para participar desta ronda de vacinação, eu não imaginava que ele tivesse muitas vacinas em falta. Eu vou falar com a minha irmã para ficar mais atenta para que o Abel apanhe todas as vacinas no tempo certo até 5 anos, porque as vacinas protegem doenças,” disse António Guibuana, tio do pequeno Abel, feliz e aliviado por saber que seu sobrinho agora está mais protegido.

Fonte: UNICEF

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu nome aqui
Por favor digite seu comentário!