A jornada de esperança de Anastacia: Uma história de cuidado e superação

0
60
[imgep]

Palma, Cabo Delgado – “A minha filha está agora bem alimentada devido as sessões de culinária que tenho participado, onde aprendi a preparar papinhas sem retirar o valor nutricional,” disse Judite Alberto, de 18 anos de idade, no bairro 16 de junho, no Distrito de Palma, na província de Cabo Delgado.

Judite é uma jovem mãe de uma bebé de 9 meses, Anastacia Paulo, que enfrentou desafios de desnutrição. Tudo começou quando Judite notou que Anastacia tinha febres persistentes, e após uma consulta com o agente polivalente elementar (APE) da sua comunidade, Judite buscou ajuda na unidade sanitária mais próxima. Após uma avaliação médica, foi revelado que a pequena Anastacia estava com desnutrição, uma situação delicada que exigia intervenção imediata.

Judite, determinada a reverter a situação da filha, embarcou na jornada de participação activa nas actividades oferecidas pela sua comunidade, como as sessões de culinária usando ingredientes locais. Durante essas sessões, ela adquiriu conhecimentos valiosos sobre cuidados nutricionais, incluindo a preparação de papas fortificadas com amendoim, sob a orientação dos APEs.

Actualmente, a pequena Anastacia apresenta melhorias significativas. “Agradeço o apoio recebido nestas sessões, agora consigo entender como cuidar adequadamente da minha filha e tenho as ferramentas necessárias para apoiar na sua recuperação contínua,” disse Judite.

O Programa de Nutrição Integrado continua sendo uma força vital na comunidade de Judite, proporcionando apoio essencial que garante um começo saudável e promissor para as crianças. Este programa é implementado com o apoio da European Civil Protection and Humanitarian Aid Operations (ECHO).

Fonte: UNICEF

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu nome aqui
Por favor digite seu comentário!