Voz e imagem de Luis Díaz estão sendo usadas para aplicar golpes no Instagram

0
134

Vinculada a vários aplicativos, a IA ameaça se tornar uma faca de dois gumes, por ser um mecanismo de fácil manejamento para piratas e golpistas. Um ‘deepfake’, de qualidade bastante baixa, foi lançado na Colombia suplantando Luis Díaz e sua esposa, Daniela Reyes. De acordo com o perfil @YeimisAriel, o jogador do Liverpool incentiva a participação do público em um projeto que ajudará “a mudar vidas” no país.

Essa publicidade, que apareceu nos últimos dias no Instagram, tenta se passar por verídica utilizando imagens de um telejornal colombiano, embora neste caso, seja perceptível que a sincronização de áudio não tenha sido tão bem-sucedida. “Após vencer o Fulham na semifinal da Copa da Liga, o atacante do Liverpool Luis Díaz concedeu uma entrevista, na qual também falou sobre seu novo projeto com Daniela Reyes, criado para ajudar a população da Colômbia”, começa explicando a falsa repórter nesta tentativa de golpe.

Logo em seguida, o vídeo faz uma transição e Luis Díaz aparece transmitindo a mensagem do golpe: “Cresci em uma família pobre e quero ajudar os colombianos. Daniela e eu acreditamos que todos merecem ser independentes financeiramente. Criamos este projeto para mudar vidas, você só precisa de um telefone e internet para participar. Seguro e rápido, multiplique seu investimento em poucas horas. Ouça os depoimentos de outros”. Por fim, aparecem várias famílias que elogiam o novo projeto e agradecem tanto a Luis Díaz quanto a Daniela Reyes por tê-lo iniciado.

Embora pareça pouco crível, esse tipo de golpe está se tornando bastante comum agora que o mundo das redes sociais se expandiu para quase todos os cantos do planeta. Na semana passada, a Central de Investigação da Polícia Tailandesa confirmou uma tentativa de golpe no país, usando a imagem de outro ex-jogador do Liverpool, neste caso, o atual treinador Xabi Alonso.

“Oi, eu sou Xabi Alonso. Na próxima temporada, vou treinar o Liverpool, mas preciso de dinheiro para as passagens de avião. Se quiser me apoiar, envie-me 300 baht”, era a mensagem utilizada em um perfil do Instagram, que usava a foto do treinador do Bayer Leverkusen e tentava suplantar sua identidade.

Fonte: Besoccer

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu nome aqui
Por favor digite seu comentário!