Adiada janela de qualificação para o Afrobasket

0
105

Está adiada a disputa da primeira janela de qualificação para o Afrobasket 2025 em seniores masculinos, evento que deveria arrancar amanhã, em Maputo, no pavilhão do Maxaquene. 

O adiamento deve-se à indisponibilidade dos países da região devido aos problemas financeiros. O evento poderá acontecer, em princípio, na próxima sexta-feira. 

A Federação Moçambicana de Basquetebol (FMB) chamou a imprensa para dar o ponto de situação sobre a organização da janela de qualificação, competição que contaria com a presença de mais de 10 países da região austral de África. O presidente da FMB, Paulo Mazivila, explicou que o adiamento deve-se a muitos factores que não são da alçada da instituição que dirige.

“Estamos sempre a mandar emails para a FIBA-África para a confirmação das equipas que vão participar desta janela. Sucede que a FIBA não nos está a conseguir responder”, disse Paulo Mazivila, explicando ainda que “temos estado em contacto com o presidente da zona, Paulo Madeira, e ele respondeu-me na segunda-feira que as equipas estão com dificuldades financeiras, como é o caso do Botswana, Zimbabwe e as Comores nem sequer pronunciaram-se”, explica.

Diante da situação, o dirigente explicou que a FIBA solicitou à FMB para que se adiasse a disputa desta prova para o próximo mês. “A Federação Moçambicana de Basquetebol não aceitou esse adiamento para Março devido a muitos custos que nós temos. Temos jogadores no hotel, temos a logística de alimentação e transporte. Portanto, seria muito oneroso para nós”, anota Mazivila.

A FMB, em coordenação com a FIBA, trabalha no sentido de fixar novas datas para a janela de qualificação.

“Numa conversa telefónica com o presidente da zona, Paulo Madeira, ficou acordado que a prova seria disputada na próxima sexta-feira (23) até dia 25, isto se apenas comparecer a África do Sul, por sinal único país que havia confirmado a sua presença em Maputo”, precisou o dirigente.

Apesar do adiamento, a selecção nacional vai continuar a trabalhar. 

Fonte:O País

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu nome aqui
Por favor digite seu comentário!