Os Mambas batem-se com o Botswana às 15h00 no Estádio Obed Itani Chilume, localizado em Francistown, segunda maior cidade daquele país. O jogo é pontuável para o Grupo G de qualificação para o Campeonato do Mundo.
Já há data para o duelo Botswana vs Moçambique, inserido na primeira jornada do Grupo G de apuramento para o Campeonato do Mundo de 2026, competição a realizar-se nos EUA, Canadá e México.
Os Mambas batem-se, com efeito, com o Botswana às 15h00 do dia 16 de Novembro no Obed Itani Chilume Stadium, localizado em Francistown, segunda maior cidade daquele país.
É um recinto desportivo com capacidade para para 26 mil pessoas, sendo o maior estádio do Botswana. A sua inauguração data de 2015 e, cinco anos depois, foi requalificado e baptizado como Estádio Obed Itani Chilume em Outubro de 2019.
Depois deste embate, o combinado nacional bater-se-á com a Argélia, no dia 20 de Novembro, no Estádio Nacional do Zimpeto (ENZ).
Para além da Argélia e Botswana, o combinado nacional vai medir forças com o Uganda e a Somália na fase de qualificação, a maior prova planetária de futebol.
A pensar nas duas partidas, o seleccionador nacional de futebol, Chiquinho Conde, divulgou, terça-feira, uma lista de 42 jogadores pré-convocados. O destaque vai para Infren Matola que está de regresso aos Mambas depois de ter representado a selecção nacional no CHAN da Argélia, em Janeiro último.
A corrida ao Mundial arranca em Novembro e termina em Março de 2026 com a disputa dos “play-offs” que irão ditar as dez nações africanas qualificadas para a fase final do evento.
O Campeonato do Mundo será, pela primeira vez na sua história, disputado por 48 selecções, contra as anteriores 32.
A fase de apuramento vai contar com a participação de 54 selecções divididas em nove grupos, sendo que as mesmas se vão bater num sistema de todos contra todos em duas voltas.
Os primeiros classificados carimbam, desde logo , o passaporte para o Mundial e, a última vaga, será preenchida depois da disputa de um “play-off” envolvendo os quatro melhores segundos classificados dos nove grupos.
Fonte:O País