Costa do Sol e Ferroviário de Maputo protagonizam, esta sexta-feira, às 18h00, no pavilhão da Universidade Eduardo Mondlane, o jogo de cartaz da jornada 7 do Campeonato da Cidade de basquetebol em seniores femininos. Há sempre um atractivo duelo entre “canarinhas” e “locomotivas” para alimentar a vista. Pudera, são as duas melhores equipas da actudalidade no basquetebol feminino no país.
É daqueles jogos sempre apetecíveis, não estivéssemos em presença de dois conjuntos que têm bipolarizado o cenário do basquetebol feminino nos últimos anos. Aliás, como um dos atractivos para o duelo de sexta-feira, vale a pena recordar os números e posicionamento das duas formações disputadas seis jornadas da maior prova do calendário do basquetebol da capital do país.
Costa do Sol e Ferroviário de Maputo, ambos com 12 pontos, partilham a liderança do Campeonato da Cidade e têm algo mais em comum: ainda não perderam na competição. O que vale, por outras palavras, dizer que quando os conjuntos orientados pelos “coachs” Nasir “Nelito” Salé (Ferroviário de Maputo) e Leonel “Mabê” Manhique subirem à quadra, estará em disputa a liderança da competição.
Uma coisa, de resto, é certa: a liderança é um objectivo comum às duas equipas. Ferroviário ou Costa do Sol podem colocar-se numa boa posição ou não, mas nunca será definitiva, porque ainda há mais jogos.
Campeãs e vice-campeãs nacionais e, por acréscimo da cidade, têm de estar sempre motivadas, alerta e no máximo das suas nossas capacidades. É, pelo menos, o que se espera quando se olha para dois plantéis recheados de jogadoras de selecção nacional que recentemente estiveram em cena no desastroso “Afrobasket” de Kigali, no Ruanda.
Actual detentor do troféu, o Ferroviário de Maputo aponta para a revalidação do Campeonato da Cidade, mas ciente de que terá pela frente um adversário que ano passado frustrou as suas expectativas no “nacional”.
Seja como for, no último embate entre as duas equipas, o Ferroviário de Maputo venceu ao Costa do Sol (67-42) e conquistou a Taça Maputo Maputo Jogabets 100 Paus.
OUTROS JOGOS DO DIA
Ainda nesta sexta-feira, e no outro extremo da Cidade de Maputo, o Maxaquene bate-se, às 18h00, no seu pavilhão, com o vizinho e rival Desportivo de Maputo.
Os dois conjuntos defrontaram-se há uma semana, em Inhambane, com as “tricolores” a vencerem as “alvi-negras, por 47-35, e a assegurar a qualificação para a Liga Sasol de basquetebol feminino.
Duas horas depois, ou seja, às 20h00, será a vez das equipas do Maxaquene “B” e Aeroporto travarem argumentos.
Em masculinos, o Ferroviário “B” mede forças, no seu campo, às 18h00, com o Costa do Sol “sub-20”, num duelo entre o penúltimo e último classificado com 9 a 8 pontos, respectivamente. No mesmo recinto, às 19h30, o Ferroviário “A” mede forças com a Universidade Pedagógica.
Fonte:O País