Crítica do vice-ministro Sul-Africano: ANC rendeu-se à ganância

0
117

O VICE-MINISTRO dos Serviços Correccionais da África do Sul, Thabang Makwetla, lançou no fim-de-semana um forte ataque ao Congresso Nacional Africano (ANC), dizendo que o partido e as suas organizações sociais foram “sequestradas” por pessoas com recursos financeiros.

Uma poderosa família de negócios de origem indiana, os Gupta, foi ligada a um suposto “sequestro” de uma parte do partido no poder na África do Sul e Makwetla disse que estava a respeito de que as organizações sociais do ANC estavam agora a ser controladas financeiramente.

Ele considera que o ANC se rendeu à ganância.

“A verdade é que a organização foi silenciosamente roubada dos seus membros. Esse é o problema. A organização foi-nos roubada. Como membro, não temos o controlo da nossa organização”, disse o vice-ministro, prosseguindo: “Há pessoas que nos controlam como se fóssemos galhos. Quem são os donos desses ramos?”.

Ainda crítico, Makwetla acrescenta: “Não importa o que digamos. Eles decidem o que esse ramo deve fazer e a posição que ele deve ter. Como essas pessoas conseguiram fazê-lo? Por que têm bolsos fundos”.

O caso Gupta e o suposto “sequestro do ANC” e, automaticamente do Estado, abalam a política sul-africana desde que em 2016. A antiga provedora da Justiça do país Thulisile Nomkhosi “Thuli” Madonsela denunciou, num relatório, a grande influência que aquela família indiana tinha sobre altos responsáveis do Estado, a começar pelo Presidente Jacob Zuma.

Segundo o documento, os Gupta decidiam até a destituição ou nomeação de ministros e responsáveis das empresas públicas. – SABC

Fonte:http://www.jornalnoticias.co.mz/index.php/internacional/69962-critica-do-vice-ministro-sul-africano-anc-rendeu-se-a-ganancia.html

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu nome aqui
Por favor digite seu comentário!