Setecentos moçambicanos entre os detidos por mineração ilegal na RSA

0
8

Setecentos moçambicanos estão entre os detidos em Stilfontein, na província sul-africana de North West, acusados de prática de mineração ilegal.
Segundo a Rádio Moçambique, a informação foi partilhada esta quinta-feira, pela polícia de Stilfontein, num encontro mantido com uma equipa do Consulado-Geral de Moçambique em Joanesburgo.
Até ao momento, mais de mil mineiros ilegais foram forçados a sair das minas e estão sob custódia policial. Além de moçambicanos, há zimbabweanos e sutus.
Um grupo de detidos vai ao tribunal no próximo dia 28 de Novembro o outro 6 de Dezembro.
A polícia sul-africana diz estar preocupada porque está na posse de pouco mais de 100 crianças, que aparentam ter 14 anos de idade, entre as quais moçambicanas, usadas em actividade de mineração ilegal.
As autoridades sul-africanas estão a fazer a triagem para apurar a idade real dos menores e não afastam a possibilidade de elas serem vítimas de tráfico humano para fins de trabalho forçado.
O caso que envolve as crianças será tratado pelo Tribunal de Stilfontein, no dia 25 do corrente mês.
No relato apresentado às autoridades consulares moçambicanas em Joanesburgo, a polícia sul-africana denunciou que há um moçambicano que faz o recrutamento de mineiros ilegais, a partir da província de Manica.

Fonte: Jornal Noticias

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu nome aqui
Por favor digite seu comentário!