O INSTITUTO Nacional de Segurança Social (INSS) recuperou dos devedores 48 milhões de meticais entre Janeiro e Setembro na província da Zambézia.
A informação foi avançada recentemente pela directora dos Serviços Provinciais de Justiça e Trabalho na Zambézia, Josefina Ferreira, durante um seminário sobre os mecanismos de cobrança de dívidas de contribuições ao INSS.
A responsável avançou que foram usados vários mecanismos para a canalização da dívida por parte dos contribuintes, destacando-se a cobrança extrajudicial.
A província, que conta com pouco mais de 16 mil contribuintes, tem uma dívida acumulada de mais de duzentos milhões de meticais de 9098 contribuintes.
A chefe do Departamento Jurídico nos Serviços Centrais da instituição, Sónia da Silva, enalteceu a colaboração dos órgãos de administração da justiça na cobrança da dívida dos contribuintes, recordando que o sistema de segurança social obrigatória é de base contributiva, por isso a sua sobrevivência depende da cobrança das contribuições para o pagamento das prestações.
O seminário sobre os mecanismos de cobrança da dívida de contribuições ao INSS foi realizado na cidade de Quelimane e contou com a participação dos órgãos de administração da justiça, com destaque para os juízes dos tribunais judiciais e fiscal, procuradores distritais, representantes dos sindicatos de trabalho, entre outros.
Foto: Arquivo
Fonte: Jornal Noticias