Bitcoin ultrapassa os 100 mil dólares com nova recuperação no mercado de risco global

0
8

O Bitcoin voltou a ultrapassar a marca dos 100 mil dólares, pela primeira vez em duas semanas, impulsionado pelo optimismo nos mercados financeiros no início de 2025. Na segunda-feira, a criptomoeda original registou uma valorização de 4,1%, atingindo os 102.504 dólares. No domingo, já tinha acumulado ganhos semanais de 5,66%, o maior desde 24 de Novembro, de acordo com dados da Bloomberg.

Apesar da quebra no final de Dezembro, provocada por investidores que decidiram realizar lucros, o otimismo em torno de um governo pró-cripto liderado por Donald Trump nos EUA ajudou a sustentar o crescimento do Bitcoin. Em 2024, a moeda digital atingiu um recorde histórico de 108.315 dólares, reflectindo expectativas de reformas regulatórias favoráveis.

Reacção dos investidores e tendências

Segundo Khushboo Khullar, sócio da Lightning Ventures, a expectativa de um “superciclo” em 2025, com políticas de apoio ao mercado de criptomoedas, está a atrair novamente os investidores. Na sexta-feira, foram injectados 908 milhões de dólares líquidos em fundos de Bitcoin negociados nos EUA, marcando a quinta maior entrada para este grupo desde o seu lançamento em Janeiro de 2024. 

Outro indicador positivo foi o prémio do Bitcoin Coinbase, que mede a diferença de preço entre as plataformas Coinbase e Binance. Este prémio, que tinha caído para níveis mínimos desde o colapso da FTX em 2022, voltou a subir, sinalizando uma procura mais forte nos EUA.

A MicroStrategy Inc., conhecida pela sua estratégia de investimento em Bitcoin, também impulsionou as recentes compras de criptomoedas, adquirindo 101 milhões de dólares em Bitcoin na semana passada. Contudo, este montante é significativamente inferior aos mais de mil milhões de dólares comprados pela empresa nos últimos meses de 2024.

Desafios e perspectivas para 2025

Embora a recuperação recente do Bitcoin tenha renovado a confiança no mercado, o futuro da criptomoeda dependerá das acções do governo Trump, incluindo promessas de estabelecer um “estoque nacional de Bitcoin”. No entanto, permanecem dúvidas sobre a sustentabilidade deste rali. Uma sondagem realizada a 6 de Janeiro indicou que 39% dos entrevistados consideram o Bitcoin como o investimento vencedor de 2024 mais provável de se tornar um perdedor em 2025.

Com a volatilidade e as incertezas regulatórias ainda presentes, o desempenho do Bitcoin em 2025 será observado de perto por investidores e analistas globais, enquanto o mercado de criptomoedas tenta consolidar o seu lugar num ambiente financeiro em constante transformação.

Fonte: O Económico

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu nome aqui
Por favor digite seu comentário!