A seleção dos ausentes: Neymar, Dybala, Cavani, Falcao, Keylor, Vidal, Ochoa

0
61

Lesões de última hora, decisões técnicas, mau momento esportivo ou a retirada da Seleção, explicam muitos dos casos de 26 jogadores que até pouco tempo atrás eram referências em seus países.

Neymar, o máximo goleador da história da Seleção Brasileira, está se recuperando de uma ruptura do ligamento cruzado e do menisco da perna esquerda, que sofreu em outubro passado durante um jogo das eliminatórias do Mundial, contra o Uruguai, em Montevidéu. Além da baixa do jogador do Al-Hilal, a Canarinho chega à edição 48 da Copa América com outras baixas notáveis. O goleiro titular Ederson, afetado por uma lesão, o ex-capitão Casemiro, em um mau momento, o atacante Richarlison, também lesionado, e o atacante Gabriel Jesus que, por ora, não está nos planos de Dorival Junior.

Os que sobram em Argentina

Paulo Dybala tampouco foi considerado para o técnico Lionel Scaloni. O campeão do mundo em Catar ficou fora da lista de 26 jogadores, apesar de ter tido uma campanha destacada no Roma, com 16 gols e 10 assistências, embora com algumas lesões recorrente: “Sinto que fiz coisas boas este ano. Confiei que iria estar na lista, então foi um golpe muito duro para mim porque ser parte da Seleção é uma das melhores coisas que há”, afirmou Dybala em entrevista recente com The Athletic, revista esportiva do The New York Times.

O mesmo trago amargo passou esses dias, o zagueiro Juan Foyth e o centrocampista Ángel Correa.

Falcao e Cuadrado podem esperar

Invicta nos 21 partidos da era Néstor Lorenzo, que começou em 2 de junho de 2022, a Seleção da Colômbia chega à Copa América sem seu máximo goleador, Radamel Falcao García, que não pensa em se aposentar ainda, mesmo com 38 anos. O atacante Juan Guillermo Cuadrado, que desenvolveu uma carreira exitosa na Itália, também não fugura na lista.

Como se fosse pouco, tampouco foram convocados o máximo goleador (21) da Premier League da Rússia, Mateo Casierra, e o centrocampista Wilmar Barrios, companheiros no campeão Zenit. Goleador em tempos recentes com o Atalanta e apagado com o Torino, Duván Zapata, viu passar sua oportunidade na Seleção, como também seu sócio no primeiro time italiano, Luis Fernando Muriel, recém-chegado à MLS.

Cavani, Coates, Torreira e Salazar, longe de Bielsa

Edinson Cavani anunciou em maio sua aposentadoria da Seleção Uruguaia, ao saber que Marcelo Bielsa não iria convocá-lo para a Copa América: “Decidi dar um passo para o lado, mas sempre os seguirei com o coração ardendo, como sempre aconteceu quando entrava em campo com essa linda camisa”, afirmou então Cavani, segundo jogador com mais gols na história da Celeste (58) e terceiro com mais partidos disputados (136).

Também por fora da lista de Bielsa, ficaram o zagueiro Sebastián Coates, os centrocampistas Lucas Torreira e Rodrigo Salazar. Mesmo destino teve o atacante Luciano Rodríguez, herói da conquista do Mundial sub-20, com um gol à Itália.

Mexicanos, chilenos, costarricenses, peruanos, bolivianos…

O técnico da México, Jaime Lozano, deixou fora de sua lista o lendário goleiro Guillermo Ochoa, titular nos mundiais de Brasil 2014, Rússia 2018 e Catar 2022, para promover uma renovação geracional, com Luis Ángel Malagón, que acabou sendo mais uma baixa, por lesão.

Igualmente, por decisão de Lozano, o Tri não contará com o centrocampista Hirving ‘Chucky’ Lozano, nem com o atacante Raúl Jiménez. No Chile, o novo técnico Ricardo Gareca riscou da lista o central Gary Medel, que teve poucos minutos no Vasco da Gama e agora espera recuperar a forma no Boca Juniors.

O técnico argentino tampouco teve em conta Arturo Vidal, que afirmou sentir tristeza e raiva pela decisão que o afasta da Roja. Outro histórico goleiro que não estará na Copa América, é Keylor Navas, que anunciou em maio passado sua renúncia à seleção costarricana. Peru não poderá contar com seu capitão, Renato Tapia, que deu um passo para o lado por um desentendimento com a Federação de Futebol de seu país. Tapia, que termina contrato com o Celta de Vigo em 30 de junho, havia pedido um seguro de proteção contra lesões, para competir nos Estados Unidos, que o Peru não concedeu.

Por lesão, não estarão com a ‘Blanquirroja’, os jogadores Yoshimar Yotún e Henry Vaca. Como se fosse pouco, a Verde perdeu no ano passado seu máximo goleador, Marcelo Martins Moreno.

O Equador terá que lidar com a baixa do lateral do Brighton Pervis Estupiñán, que se lesionou há algumas semanas.

 

Fonte: Besoccer

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu nome aqui
Por favor digite seu comentário!