Lewandowski, desaparecido em Eurocopas e Mundiais

0
10

A Eurocopa está chegando e as seleções participantes no torneio estão definindo suas convocações finais, com os últimos cortes. Na Polônia, Michal Probierz terá que anunciar mais três cortes, mas há um jogador que sabe que, mais uma vez, deve liderar sua equipe. Não é outro senão Robert Lewandowski.

O jogador do FC Barcelona será o centro das atenções nos jogos da Seleção Polonesa, pois é a grande estrela deste time há cerca de uma década. Além disso, ele é o maior artilheiro da história da Polônia. Lewandowski marcou 82 gols em 149 jogos pela sua seleção.

Por outro lado, Robert Lewandowski tem uma pendência com a Polônia. O atacante do Barcelona geralmente não brilha em fases finais de Eurocopas e de Mundiais. Seus números são bastante pobres em comparação com seu desempenho nas eliminatórias ou com seu desempenho nos clubes.

Três Eurocopas: 5 gols e 0 assistências

Lewandowski participou de três fases finais de Eurocopa, desde que se tornou internacional. O polonês disputou um total de 11 jogos nesta competição. Seu desempenho se traduz em 5 gols e 0 assistências.

A primeira vez que o ex-jogador do Bayern de Munique participou deste torneio, foi em 2012. Naquele ano, Lewandowski vinha de marcar 30 gols e dar 11 assistências pelo Borussia Dortmund, em 47 jogos, números muito bons. No entanto, quando chegou a Eurocopa, ele só foi capaz de marcar uma vez. Fez isso em sua estreia e ajudou sua seleção a conseguir um empate contra a Grécia, embora não tenha passado da fase de grupos.

Em 2016, Lewandowski teve a oportunidade de melhorar seus números na competição, por estar mais maduro e ser uma das grandes estrelas do Bayern de Munique. Com os bávaros, ele marcou 42 gols, em 51 jogos, naquela temporada. O papel do agora jogador do Barcelona, se resumiu a 1 gol em 5 jogos. O ponto em questão, foi marcado nas quartas de final, contra Portugal. O jogo foi para os pênaltis e a seleção liderada por Cristiano Ronaldo, foi a que passou para as semifinais.

A última Eurocopa em que Lewandowski participou foi a de 2021, adiada devido ao coronavírus. O polonês registrou seus melhores números em uma fase final, marcando 3 gols, em 3 jogos, mas sua seleção foi eliminada ainda na fase de grupos. O atacante marcou uma vez contra a Espanha e duas vezes contra a Suécia após passar despercebido na estreia contra a Eslováquia. O confronto contra os escandinavos era decisivo para conseguir a classificação e o ex-jogador do Borussia respondeu ao duplo de Forsberg, mas Claesson acabou eliminando a Polônia.

Dois Mundiais: 2 gols e uma assistência

A participação de Robert Lewandowski em Mundiais se resume a 2 participações, 7 jogos, 2 gols e uma assistência. A Polônia não se classificou para a África do Sul, em 2010, nem para o Brasil, em 2014.

A primeira aparição do polonês no torneio, em 2018, foi desastrosa. Ele não marcou nenhum gol, nem deu nenhuma assistência. Além disso, sua seleção foi eliminada na fase de grupos, ficando em último lugar atrás de Colômbia, Japão e Senegal.

Em seu segundo Mundial, no Catar 2022, Lewandowski marcou 2 gols e deu uma assistência. Assim, ele estreou neste torneio como artilheiro. O polonês marcou contra a Arábia Saudita na fase de grupos e fez um gol nas oitavas de final, contra a França. Apesar de abrir seu histórico de gols em uma Copa do Mundo, não se pode dizer que o jogador do Barcelona teve um bom torneio. No entanto, ele se livrou de um peso ao abrir sua conta em uma Copa do Mundo.

A Polônia conta com sua estrela para fazer uma boa campanha na Eurocopa de 2024, na Alemanha. Os europeus compartilharão grupo com Áustria, França e Países Baixos. Lewandowski não vem de sua temporada mais brilhante com o FC Barcelona, mas ele tem a oportunidade perfeita para se redimir e mostrar que ainda é um dos melhores atacantes do mundo.

Fonte: Besoccer

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu nome aqui
Por favor digite seu comentário!