A Tanzânia foi classificada em primeiro lugar no continente africano, no recém-lançado Índice Global de Cibersegurança (GCI) 2024.

0
6

A Tanzânia foi classificada em primeiro lugar no continente africano, no recém-lançado Índice Global de Cibersegurança (GCI) 2024.

Sob a liderança da Presidente Samia Suluhu Hassan, o país da África Oriental é um modelo de nível um, ao lado de gigantes globais como os EUA, o Reino Unido e a Coreia do Sul.

De acordo com o site Afcacia, esta prestigiada classificação está reservada às nações que demonstram um empenho exemplar nos cinco pilares da cibersegurança: Jurídico, Técnico, Organizacional, Desenvolvimento de Capacidades e Cooperação.

Lançado pela União Internacional das Telecomunicações (UIT) em 2015, e publicado de quatro em quatro anos, agora na sua 5.ª edição, o GCI avalia os esforços de cibersegurança de 194 países, para ajudar as nações a identificar áreas de melhoria e a desenvolver a sua capacidade de cibersegurança.

Numa entrevista em Dar es Salaam, o director-geral da Autoridade Reguladora das Comunicações da Tanzânia (TCRA), Jabiri Bakari, sublinhou a dedicação do país na criação de um ciberespaço seguro.

Bakari salientou que a Tanzânia alcançou a conformidade total nas medidas Jurídicas, Organizacionais e de Cooperação. Isto inclui a implementação de leis fundamentais, a criação da Equipa de Resposta a Emergências Informáticas da Tanzânia (TZ-CERT) e uma forte cooperação a nível local, regional e internacional.

Olhando para o futuro, Bakari afirmou que o país pretende atingir 100% de conformidade nos pilares Técnico e de Desenvolvimento de Capacidades, mantendo a sua atenção nestas áreas. Incentivou ainda os profissionais de segurança cibernética no país a obter licenças para aumentar a colaboração e a visibilidade no sector.

Comentando o relatório do GCI, a Secretária-Geral da UIT, Doreen Bogdan-Martin, afirmou que “criar confiança no mundo digital é fundamental. O progresso observado no Índice Global de Cibersegurança é um sinal de que devemos continuar os nossos esforços para garantir que todos, em qualquer lugar, possam gerir com segurança as ameaças cibernéticas no cenário digital cada vez mais complexo de hoje”.

Segundo o Afcacia, a Equipa de Resposta a Emergências de Computadores da Tanzânia, operando sob a Autoridade Reguladora de Comunicações da Tanzânia (TCRA), desempenha um papel crítico na coordenação de respostas a incidentes nacionais de segurança cibernética e na colaboração com entidades internacionais. Criada ao abrigo da Lei das Comunicações Electrónicas e Postais (EPOCA), a TZ-CERT oferece serviços como alertas e avisos de segurança para ajudar a proteger a infra-estrutura digital da Tanzânia.

Fonte: Afcacia

Fonte: INTC

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu nome aqui
Por favor digite seu comentário!