II Edição do ‘Be Like a Woman’ impulsiona inclusão e liderança feminina no mundo corporativo moçambicano

0
9

A empresa Ernst & Young, em parceria com o projecto New Faces New Voices da Fundação Graça Machel Trust, lançou oficialmente, em Maputo, a segunda edição do programa “Be Like a Woman”, com o objectivo de capacitar mulheres moçambicanas para integrarem o mundo corporativo de forma mais equitativa e inclusiva. Este projecto, com uma duração de quatro meses, visa não só promover a participação feminina em cargos de liderança intermédia, mas também incentivar o empreendedorismo entre mulheres de diversas áreas de actividade

Nesta edição, o programa conta com várias inovações, destacando-se a inclusão de mulheres com deficiência, empreendedoras do sector informal e residentes em áreas rurais. Em termos de abrangência geográfica, as províncias de Maputo, Inhambane, Sofala, Manica, Nampula e Niassa serão contempladas, envolvendo um total de 57 mulheres, um aumento significativo em relação às 35 participantes da edição anterior.

De acordo com Tânia Saranga, Presidente da New Faces New Voices, um dos principais focos do programa é promover temas como ética, integridade e investimentos, capacitando as participantes a tomarem decisões financeiras a médio e longo prazo, com o objectivo de gerar riqueza e consolidar os seus negócios. “Queremos que as mulheres assimilem a importância de investir e incutam o hábito de poupança e crescimento financeiro sustentado”, afirmou.

Outro tema inovador introduzido nesta edição é a inteligência artificial (IA), que será abordada de forma a dotar as participantes das competências necessárias para aplicarem esta tecnologia na gestão dos seus negócios, melhorando a eficiência e a competitividade. Segundo Saranga, “a inteligência artificial está a tornar-se cada vez mais relevante, e queremos que estas mulheres estejam preparadas para utilizá-la como uma ferramenta que impulsione as suas empresas”.

Uma das principais novidades desta edição é a parceria com a Fundação Vodacom, que irá contribuir com a participação de executivos experientes para partilharem o seu conhecimento em educação financeira. Lara Narcy, Directora Executiva de Relações Externas da Vodacom Moçambique, destacou que esta parceria reflecte o compromisso da empresa em promover uma sociedade mais inclusiva, criando oportunidades iguais para todos. “Queremos garantir que as mulheres, enquanto grupo social, tenham acesso às soluções digitais, tecnológicas e financeiras que possam facilitar a sua inclusão económica”, sublinhou.

Uma das beneficiárias do projecto, Fáusia Gonçalves, empresária no ramo dos transportes, vê no “Be Like a Woman” uma oportunidade única de adquirir novos conhecimentos, especialmente no que toca à utilização de tecnologias como a inteligência artificial para alavancar o seu negócio. “Estamos num mundo em constante evolução, e é fundamental estarmos sempre a inovar. Este programa vai permitir-me aprender com especialistas e, assim, inspirar outras mulheres a fazer o mesmo”, afirmou.

Este ano, o programa contará com a colaboração de mais de 60 especialistas, nacionais e internacionais, oriundos de países como Brasil, Estados Unidos, Portugal e Inglaterra, que irão oferecer mentoria e partilhar as suas experiências com as participantes. O objectivo é garantir que estas mulheres estejam melhor preparadas para enfrentar os desafios do mundo dos negócios e contribuir para a construção de um ambiente corporativo mais inclusivo e diversificado.

Fonte: O Económico

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu nome aqui
Por favor digite seu comentário!