Apuramento para a final four ainda é possível, mas é preciso ser perfeito com a Bélgica
A Seleção portuguesa perdeu nesta sexta-feira frente à Ucrânia por 3-1(25-16, 17-25, 25-22 e 25-23) na 5.ª jornada da fase preliminar da Golden League e complicou as contas do apuramento para a final four.
Portugal continua a depender apenas de si mesmo para chegar à fase final, mas precisa de um jogo perfeito frente à Bélgica para ficar num dos quatro primeiros lugares.
No torneio que está a decorrer em Tarnów, na Polónia, a equipa orientada por André José entrou muito mal no encontro, perante uma Ucrânia avassaladora. O resultado disso foi o resultado do primeiro set, que foi fixado em 25-16.
O conjunto luso reagiu bem e venceu o segundo parcial também de forma clara: 25-17.
O terceiro set foi marcado pelo equilíbrio e caiu para o lado ucraniano, por 25-22, depois de Portugal ter conseguido anular os dois primeiros set points do parcial.
Novamente em desvantagem e a precisar de dar a volta para se manter na luta pela vitória, a seleção lusa colocou-se rapidamente com uma vantagem confortável e chegou a estar a vencer por sete pontos (16-9) do set que podia levar a decisão para a negra.
Contudo, a reação do conjunto de leste foi implacável, os jogadores portugueses começaram a acusar a pressão e a vantagem esfumou-se. Portugal conseguiu manter-se na frente até ficar a dois pontos do triunfo no parcial, mas a Ucrânia mostrou-se superior e fechou o set e o jogo em 25-23.
O capitão português Alexandre Ferreira, que anotou 17 pontos, foi o melhor marcador do jogo, seguido de Nuno Marques, que conseguiu chegar aos 14.
Resta agora uma possibilidade para que a Seleção consiga um lugar na fase decisiva que se vai disputar na Croácia, no fim de semana de 15 e 16 de junho. Para assegurar um lugar entre os quatro finalistas, a equipa das quinas precisa de vencer a Bélgica por 3-0, no jogo agendado para este sábado, às 19 horas.
Fonte: A Bola