ÉPOCA CHUVOSA E CICLÓNICA 2024-2025: “Pequenos Libombos” inicia descargas sem risco a jusante

0
99

A BARRAGEM dos Pequenos Libombos, na província de Maputo, está a efectuar descargas na ordem de sete metros cúbicos por segundo, podendo atingir trinta nos próximos dias, como medida de precaução devido à aproximação da época chuvosa.

Neste momento, a capacidade de armazenamento da barragem está na ordem de 96 por cento, sendo que as descargas agora em curso visam também garantir a integridade da infra-estrutura em caso de escoamentos nos países a montante.

Lizete Dias, chefe do Departamento dos Recursos Hídricos na Administração Regional de Águas do Sul (ARA-Sul), garante que as descargas em causa não vão provocar inundações nas áreas residenciais, nem nos campos de cultivo.

Ainda assim, apela àqueles que vivem ou desenvolvem actividades nas zonas ribeirinhas a tomarem as necessárias medidas de precaução, “uma vez que a intensidade das descargas poderá aumentar gradualmente, em função das necessidades”, disse.

Em relação à barragem de Corumana, igualmente, na província de Maputo, não há necessidade de descargas, pois a infra-estrutura está com 44 por certo da sua capacidade de encaixe. Já a barragem de Massingir, em Gaza, apresenta-se a 55 por cento da sua capacidade e, por essa razão, segundo Lizete Dias, não há necessidade de descargas.

Fonte: Jornal Noticias

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui