Adeptos da equipa de Corunha já faziam a festa antes da partida, bateram um recorde e autor do golo decisivo pagara para poder jogar pelo clube de coração
Quatro anos depois, o Deportivo está de volta à La Liga 2, a 2.ª divisão espanhola, depois de vencer a equipa B do Barcelona por 1-0 na tarde deste domingo e confirmar assim a subida de divisão da Primera Federación.
Uma conquista há muito ansiada pela equipa que venceu a La Liga na época 1999/00 e que os adeptos já queriam celebrar antes do jogo, quando receberam o autocarro dos jogadores.
Num encontro equilibrado, foi Lucas Pérez o homem deciviso, ao fazer o único golo da partida aos 57’ num livre direto. Um prémio especial para o avançado de 35 anos que, em janeiro de 2023, pagou 500 mil euros do próprio bolso para rescindir contrato com o Cádiz, na La Liga, para poder assinar pelo Deportivo.
Nesta partida estavam ainda 31.833 espectadores – entre eles o selecionador argentino Lionel Scaloni, que jogou 371 vezes pelo Deportivo e onde venceu o campeonato espanhol –, um recorde em jogos do 3.º escalão espanhol.
Com este triunfo, a equipa assegurou o 1.º lugar do Grupo 1 da 3.ª divisão. Irá disputar o título de campeão com o Castellón, 1.º classificado do Grupo 2.
Fonte: A Bola