Uma Coppa, duas prateleiras e um pouco de poeira

0
40

70 títulos enfeitam as prateleiras da Juventus, uma das mais movimentadas do futebol europeu. Bastante menos, 16, estão nas prateleiras da Lazio, uma entidade que, apesar disso, tem um grande peso na história do futebol italiano. Nesta terça-feira, ambos os times buscarão se aproximar do fim de uma seca em torneios longos que, casualmente, começou em ambos os casos com a conquista deste troféu.

A ‘Vecchia Signora’ chegou a conquistar 9 campeonatos consecutivos entre 2012 e 2020, mas, desde então, perdeu muita força na Serie A. Tanto que não conseguiu mais levantar o ‘Scudetto’ e até ficou sem competição europeia (por sanção, embora “apenas” se tratasse de disputar a Conference) nesta temporada. No meio disso, apenas a Coppa conquistada na temporada 2020-21 alegrava um clube em decadência.

Aquele último título voou para Turim após um caminho não muito exigente. Em um país onde competem Milan, Napoli, Lazio, Roma, Inter ou Atalanta, enfrentou apenas estes dois últimos no torneio. Após superar nas oitavas o Genoa (3-2) e nas quartas a SPAL (4-0), venceu os ‘nerazzurri’ na semifinal (1-2 e 0-0) e a ‘Dea’ na final (1-2).

Na final, Kulusevski abriu o placar para a Juve aos 31 minutos, mas o placar no intervalo foi de empate após o gol de Malinovskyi aos 41′. O gol decisivo foi marcado por Chiesa, um dos poucos sobreviventes de um time que tinha, entre outros, Cristiano Ronaldo, Buffon, Chiellini, Bonucci, Dybala ou Morata, com Andrea Pirlo no comando.

E dois anos antes, a Lazio

Ao mergulhar nos títulos da Lazio, fica claro que os seus melhores anos não estão no presente. Seu último título é de 2019, embora tenha sido alguns meses antes que conquistou o seu último torneio. Os romanos venceram a Coppa na temporada 2018-19 e, pouco depois, celebraram pela última vez um troféu com a conquista da Supercoppa.

Essas duas competições foram as únicas que contrabalançaram a ausência de títulos na liga neste século. E é preciso voltar ao final do século XX para encontrar o último ‘Scudetto’ conquistado pelos ‘laziali’. Foi na temporada 1999-00 e, curiosamente, eles foram campeões na última rodada graças à derrota da Juventus para o Perugia.

Desde então, e depois de fazer o “doblete” naquele ano com a Coppa e alcançar as quartas de final da Champions, a Lazio conquistou 4 torneios coperos. O último, como dissemos, ocorreu em 2019. Os do Olímpico eliminaram o Novara (4-1), Inter (nos pênaltis), Milan (0-1) e, na final, a Atalanta (0-2), também vítima da Juve dois anos depois. Milinkovic-Savic e Correa foram os goleadores de uma equipe da qual ainda fazem parte Immobile e Luis Alberto, entre outros.

Agora, Lazio e Juventus, que se enfrentaram no último sábado com vitória romana por 1-0, esperam alcançar uma final onde enfrentariam o vencedor da outra semifinal, onde estão a Fiorentina e (outra vez, sim) a Atalanta.

Fonte: Besoccer

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu nome aqui
Por favor digite seu comentário!