Banco Mundial: Investimento público deve ser usado para acelerar o investimento privado e promover o crescimento económico

0
58

O último relatório “Perspectivas Económicas Globais”, do Banco Mundial, publicado terça-feira, 11/06, em Washington, Estado Unidos de América, descreve como o investimento público pode ser usado para acelerar o investimento privado e promover o crescimento económico. 

O estudo constata que o crescimento do investimento público nas economias em desenvolvimento caiu pela metade desde a crise financeira global, caindo para uma média anual de 5% na última década. No entanto, diz o relatório, o investimento público pode ser uma poderosa alavanca política. 

“Para economias em desenvolvimento com amplo espaço fiscal e práticas de gastos governamentais eficientes, aumentar o investimento público em 1% do PIB pode aumentar o nível de produção em até 1,6% no médio prazo”.

A certo desenvolvimento, o estudo explora por que pequenos estados — aqueles com uma população de cerca de 1,5 milhão ou menos — sofrem dificuldades fiscais crônicas. Indica que dois quintos dos 35 estados em desenvolvimento que são pequenos estados estão em alto risco de stresse da dívida ou já nele. Isso é aproximadamente o dobro da parcela para outras economias em desenvolvimento. 

“Reformas abrangentes são necessárias para enfrentar os desafios fiscais dos pequenos Estados”. Recomenda o Banco Mundial.

Acrescenta que, as receitas poderiam ser obtidas de uma base tributária mais estável e segura. “A eficiência dos gastos poderia ser melhorada — especialmente em saúde, educação e infraestrutura. Estruturas fiscais poderiam ser adoptadas para gerir a maior frequência de desastres naturais e outros choques. Políticas globais direcionadas e coordenadas também podem ajudar a colocar esses países em um caminho fiscal mais sustentável”.

Fonte: O Económico

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu nome aqui
Por favor digite seu comentário!