Empresa Moçambicana de Seguros, EMOSE, arrecadou 112.34 milhões de meticais em receitas, em 2023, e um lucro líquido de 43,4 milhões de meticais resultados que,
De acordo com o Presidente do Conselho de Administração, Janfar Abdulai, está muito acima dos objectivos fixados para a instituição para o período em referência.
“O desempenho é resultado das acções desencadeadas, que permitiram a inversão do anterior cenário, resultante da situação económica do país e o ambiente de competitividade que caracteriza o meio de actuação”, disse.
Janfar Abdulai disse ainda que, com as acções empreendidas foi possível consolidar a robustez financeira da empresa, estando actualmente com uma taxa de cobertura de margem de solvência de 756,2%, muito acima dos padrões prudenciais regulamentados.
O PCA acrescentou que, em 2023, a EMOSE melhorou significativamente a sua rentabilidade dos capitais próprios e activos tendo obtido 4,4% face a 0,90%, e 1,43% face 0,28% se comparado a igual período de 2022. Efectuo o pagamento de dividendos relativos ao exercício de 2021 aos accionistas, equivalente a 76,4 milhões de meticais.
Entretanto, a seguradora reconhece que estes resultados ainda estão abaixo do desejado. Porém acredita que com o compromisso que tem de melhor servir os clientes e agregar valor a cada centavo investido pelos accionistas a curto e médio prazo poderá alcançar os resultados pretendidos.
Nos últimos anos a EMOSE vem efectuando reformas institucionais e tecnológicas que lhe permitem consolidar a liderança no mercado e conquistar consistentemente a preferência das pessoas, empresas e organizações.
Fonte: O Económico