Quadros do Instituto Nacional de Tecnologias de Informação e Comunicação, (INTIC) nomeadamente, Constantino Sotomane, Administrador para o Pelouro Técnico e Operacional e Eugénio Jeremias, Director da Divisão de Segurança Cibernética e Protecção de Dados participou no Workshop sobre o Combate à ameaça do Ransomware, que teve lugar de 22 a 26 de Julho do ano corrente, no George C. Marshall European Center for Security Studies em Garmisch-Alemanha.
O Workshop abordou matérias baseadas no framework do National Institute of Standards and Technology (NIST 2.0) e versou sobre como enfrentar a crescente ameaça de ataques de Ransomware que é identificado como uma ameaça emergente crítica que frequentemente visa serviços essenciais. Os ataques de Ransomware são uma preocupação crescente para os governos e organizações de todo o mundo.
Durante o decurso do workshop foram abordadas matérias sobre Ransomware e Política Nacional, implicações na economia e na segurança nacional, ameaças e tendências globais, Iniciativa Internacional Contra o Ransomware (CRI) e o estabelecimento de parcerias Público-Privada no contexto nacional para desenvolver a resiliência.
Ransomware é um tipo de malware (software malicioso) que tem como objectivo extorquir dinheiro de pessoas ou organizações. Após o ataque, o ransomware geralmente exibe uma mensagem informando à vítima que seus arquivos foram criptografados e que um resgate deve ser pago, muitas vezes em criptomoedas, para que um código de descriptografia seja fornecido.
Constantino Sotomane explicou que “os ataques de ransomware podem ocorrer de várias maneiras, como através de e-mails de phishing, downloads de software malicioso ou exploração de vulnerabilidades em sistemas. As consequências de um ataque podem ser graves, incluindo perda de dados, interrupção de serviços e custos financeiros significativos para a recuperação e mitigação dos danos”.
“Para se proteger contra ransomware, é importante ter boas práticas de segurança cibernética, como manter backups regulares, usar software antivírus actualizado e estar atento a e-mails e links suspeitos.
O Workshop foi organizado pelo George C. Marshall European Center for Security Studies com apoio do Departamento do Estado dos EUA e foi orientado pela MITRE Corporation que abordou sobre os padrões do NIST para reforçar a capacidade das nações parceiras e dos principais decisores políticos e do Institute for Security Technology (IST) que abordou como estabelecer parcerias multilaterais eficazes e a forma como a comunidade global está a enfrentar este desafio.
Fonte: INTC