O Barça fica sem Champions e sem Mundial de Clubes, a vaga é do Atlético

0
109

A derrota e a eliminação do Barcelona na Champions League garantiram, nesta terça-feira, a classificação do Atlético de Madrid, para o novo Mundial de Clubes da FIFA, em 2025, nos Estados Unidos, já que o time colchonero está muito acima do azul-grená no ranking.

A equipe de Diego Simeone é o vigésimo segundo clube a garantir presença na moderna competição internacional, cuja primeira edição será de 15 de junho a 13 de julho de 2025. O campeonato será realizado a cada quatro anos a partir de então e será composta por 32 equipes, distribuídas em oito grupos de quatro, dos quais os dois primeiros avançarão para as oitavas de final. Não haverá jogo pelo terceiro lugar.

Da UEFA, que tem 12 vagas na competição, já estão classificados 11 times: Real Madrid, Chelsea e Manchester City, como campeões das três edições da Liga dos Campeões; e Bayern de Munique, Paris Saint Germain, Inter de Milão, Borussia Dortmund, Porto, Benfica e Juventus, além do Atlético, pelo ranking, à espera da resolução do campeão desta edição 2023-24, que também irá direto para o Mundial.

O único clube entre todos os aspirantes ainda com chances de ganhar a Liga dos Campeões, de qualquer forma, é o Arsenal, cuja única forma de competir no torneio nos Estados Unidos em 2025 é através do título da competição continental, uma vez que não tem chances via ranking.

Borussia Dortmund, Paris Saint-Germain (protagonistas de uma das semifinais desta Liga dos Campeões), Real Madrid, Manchester City e Bayern de Munique (ainda por definir se avançam ou não para a próxima fase, nesta quarta-feira) já têm vaga garantida no Mundial. Desse modo, se qualquer um dos cinco for campeão, abriria a porta para a classificação do Salzburgo.

Além dos 11 clubes europeus, com um limite de dois por país (a menos que mais de dois, de um mesmo território, tenham ganhado a competição continental de sua confederação correspondente, como ocorre com os times brasileiros), já há outros 11 times do restante do mundo com uma vaga garantida no Mundial de 2025.

Palmeiras, Fluminense e Flamengo, do Brasil; o Al Ahly, do Egito; o Al Hilal, da Arábia Saudita; o Wydad Athletic, de Marrocos; o Urawa Reds, do Japão; Club León e Monterrey, do México; o Seattle Sounders dos Estados Unidos e o Auckland City da Nova Zelândia.

Além de um lugar da Europa (o Arsenal, se for campeão europeu, ou o Salzburgo), restam mais nove vagas a serem resolvidas: duas da Ásia (com quatro opções, entre Al Ain dos Emirados Árabes Unidos, os sul-coreanos Ulsan HD e Jeonbuk Motors e o Yokohama Marinos do Japão); duas da África (com as possibilidades do Espérance da Tunísia, Mamelodi Sundowns da África do Sul e Mazembe do Congo); uma da CONCACAF (América, Pachuca, Columbus Crew ou Philadelphia Union); três da CONMEBOL sul-americana (até o momento estariam classificados River Plate e Boca Juniors da Argentina, aguardando o desfecho da Copa Libertadores) e um clube do país anfitrião.

Fonte: Besoccer

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu nome aqui
Por favor digite seu comentário!